25/07/2009

A Palavra do Presidente

Excelentissimos Srs Associados da ANTS.

Como director desta associação não podia deixar de vos dirigir algumas palavras nesta altura de preparação de nova epoca. O assunto principal que aqui quero explanar está relacianado com dois posts deixados pelo nosso prestigiado campeão, associado e colaborador Claudio Oliveira. Entre as várias observações e considerações por ele reveladas eu gostaria de aqui comentar algumas e passar a minha opinião e da direcção da associação.

Antes de mais gostaria de elogiar e agradecer a envolvencia e paixão do Claudio pelo projecto desta associação, um exemplo a seguir pelos outros associados, pois é através das vossas opiniões, criticas e sugestões que poderemos melhorar e evoluir. Num dos posts o Claudio deixou a ideia de que há um certo desánimo e esmorecimento dentro da Liga Record Nespereirense espelhados nas baixas participações no Blog, no presumivel decréscimo de qualidade da ultima Gala e da falta de motivação do principal responsável pelo Blog e Posts o nosso prestigiado Director de Tecnologia Avançado Alberto Leitão.

Para o desanimo do Leitão ele dá a razão de haver pouca gente a participar e a comentar no blog o que eu concordo plenamente, sem duvida que tendo o Leitão uma grande responsabilidade e preocupação na elaboração e colocação dos Posts no Blog é de certa forma pouco motivador sentir que pouca gente retribua com participação nos comentários, mas não podemos esquecer que isso não significa que poucos o leiam. Seria realmente muito mais entusiasmante se uma boa parte dos treinadores fizessem os seus comentários e interagissem uns com os outros de forma animada no proprio blog. Houve tambem certamente algumas falhas a registar como alguns atrasos na colocação no blog de por exemplo algumas tabelas classificativas, mas como certamente compreenderão este ano houve um acréscimo de trabalho para o responsável do Blog com o aparecimento da Kantinho Cup, alem do mais ninguem aqui é profissional pelo que tem outras responsabilidades que muitas vezes se sobrepoêm.

Contudo este aspecto já foi há algum tempo reconhecido e tem sido objecto de preocupação e estudo desta direcçaõ para que já na proxima temporada da liga possamos não só aliviar um pouco as costas do nosso Director de Tecnologia Avançado bem como tentar ter sempre tudo em dia e em ordem para comudidade dos nossos merecedores associados, contudo como devem compreender por razões já citadas nunca o poderemos nem devemos garantir a 100%. E fazer com a qualidade com que até aqui tem sido feita pelo Leitão é outra preocupação que manteremos, e para isso ele aqui estará. Iremos certamente dar nova imagem e remodelar o nosso Blog tendo sempre por base a satisfação e a motivação dos nossos exigentes Associados.

Quanto á critica em relação ao ultimo Galão, aceitamos apenas em parte, não sei dizer se uma parte grande ou uma pequena, porque é e será sempre relativo, há uns que gostam, outros que gostam menos, mas a forma como as realizamos é sempre com o intuito de agradar o mais possivel. Reconhecemos que é sempre possivel fazer melhor, e que poderiamos ter feito melhor, mas não posso nunca concordar com a ideia de que foi um velório em vez de festa, pois vi lá muita gente bem animada e participativa. E mesmo o numero de participantes foi igual ás galas anteriores.

Há realmente um erro, de certa forma grosseiro, da nossa parte, porque como estipulado nos nossos regulamentos no inicio de cada Galão devem ser realizadas as eleições com vista a eleger o elenco directivo do proximo ano, e para isso devem ser entregues à direcção sessante, dias antes, as listas de candidatos para que as possamos transcrever e colocar expostas no dia da Gala, como não surgiu nenhuma, resolvemos nós recandidatarmo-nos, estando garantida a nossa eleição por sermos a unica lista acabamos por neglegenciar erradamente essa parte pois deveriamos no minimo ter anunciado essa situação. Por tal facto pedimos desculpa.

O principal mal, segundo o Claudio, para a demotivação e alheamento do pessoal em relação á Liga Record Nespereirense, deve-se ao numero elevado de concorrentes, pois, segundo ele há concorrentes que nem se conhecem o que levou a que há inibição das picardias etc. Diz o Claudio que os 20 ou 30 concorrentes iniciais tinham mais entusiasmo, e mais motivação porque podiaam em qualquer altura disputar os lugares cimeiros. Esta ultima observação eu tambem concordo em parte com ela, porque é natural que sendo menos concorrentes mais hipoteses há de se vencer. No entanto acho tudo isto uma falça questão! Pois não concordo me maneira alguma que actualmente não haja entusiasmo e motivação na LRN.

Esta ideia terá sido influenciada no Claudio pela pouca participação nos comentários do blog, mas não podem ser confundidas uma com a outra. Eu conheço vários treinadores, com quem convivo quase diariamente que são grandes entusiastas da LRN e que semanalmente vão ao Blog e nunca fizeram um comentário no mesmo. Estes que eu falo são os que frequentam o mesmo café que eu, onde em tempo de competição não ha dia que não se fale e se comente a LRN, mesmo por alguns que não participam.

Mas ainda posso dar mais exemplos de entusiasmo, como sabem fui atleta (ou algo parecido) no ano passado do Nespereira F.C., nos dias de treino e de jogos a LRN era o assunto predilecto pelo facto de quase todos os atletas fazerem parte da mesma, o que levou por diversas vezes o Jorge, Presidente do NFC a pedir para o pessoal se calar com a LRN, pois já o saturava tanto ouvir falar dela. Mas é claro que não posso falar por todos. Mesmo a ideia de que muitos não se conhecem é errada porque concordando que haja quem não conheça todos os treinadores pelo menos a maioria conhece.

Reconheço que o aumento de treinadores tornou a LRN mais dificil, mas com isso tambem mais competitiva, não será isso uma motivação? Veja-se os resultados obtidos este ano a nivel nacional. Sendo muitos poderá por vezes desmotivar aqueles que andam no fundo da tabela, mas mesmo esse aspecto não é de completo uma regra, pois conhecendo os que andavam lá no fundo (e eu estive lá com eles) nunca os vi desistir ou atirar a toalha ao chão.

Melhor exemplo não poderiamos encontrar do que o comentario num dos ultimos Posts do Associado André Pereira, um dos treinadores da equipa Rosas Team, que ficou em penultimo lugar em que dizia que já se encontra a preparar a nova epoca e tambem já arranjou um adjunto novo, um alentejano amigo dele. E aqui se encontra a questão do aumento dos concorrentes e o desconhecer-mos alguns. Será desmotivante a entrada deste amigo do André, que desconhecemos, para a LRN? Será desmotivante saber que um desconhecido alentejano se quis juntar através de um a muitos outros Nespereirenses?

Para mim é simplesmente o contrário, concretizo mais uma vez um dos meus propositos quando assumi juntamente com outros os destinos desta Associação, o de a tornar um meio de entretenimento e amizade entre quem partilha o mesmo gosto pelo futebol, um meio de ligação entre Nespereirenses que por razões diversas se encontram longe da sua terra e tambem um possivel meio de divulgação e projecção da nossa Nespereira. Lembro no entanto que não aceitamos qualquer um na nossa Associação, pois este tem de ser no minimo amigo de um Nespereirense.

Outra ideia errada que quero aqui rebater e que encontrei nos comentários de um ou dois treinadores é que haveria treinadores com mais que uma equipa, isso é completamente errado, e como sabem os regulamentos não o permite.

E agora vamos nos concentrar na proxima temporada, pois irá haver novidades, a Liga Record irá sofrer algumas alterações que esperamos a venham melhorar. E tambem a nossa Liga R. Nespereirense poderá trazer novidades, entre as possiveis destaco uma sujestão deixada aqui pelo Claudio, de criarmos 2 divisões. A direcção da liga informa que a acha realmente interessante, e irá tentar saber a opinião da maioria dos treinadores e aqui trará atempadamente qualquer novidade relativa á proxima competição.

Agora despeço-me desejando a todos boas férias lembrando no entanto que não podem descansar demasiado pois ha que preparar para novo desafio.

Um Abraço.

Vitor Andrade
[Presidente da ANTS]

3 comentários:

VIRIATOS disse...

Saudações guerreiras!!!

aplausos... muitos aplausos!!!

quem assim escreve, com toda a certeza, não é "bisgolho"... (lol)

não me vou alongar muito, mas concordo com quase tudo o que foi dito, embora o quase possa ser muito, bem como pouco. depende dos pontos de vista... (lol)

no entanto, não posso deixar de comentar alguma coisa, com a qual concordo plenamente.

é certo que mais equipas faz com que as que ficam para o fundo da tabela deixem de aparecer e nem se atrevem a comentar... mas isso não é fácil de contornar. vai do feitio de cada um...

quanto à entrada de alentejanos na LRN, não sou nada contra. muito pelo contrário. se fizer jus à fama dos alentejanos, é mais um a ficar cá para baixo devido à grande velocidae com que se deixa adormecer...

por último, duas divisões. óptimo! até se pode fazer uma estatística relativas às clubites e ver que percentagem de FCP, SLB e SCP militam em cada uma das divisões. assim é mais um motivo de picardia...

boas férias e...

saudações viseenses...

To Oliveirinha disse...

Ó senhor presidente, sinto-me um privilegiado, por à segunda(ou terceira) ter conseguido uma reacção.
É claro que no que toca a pontos de vista, de nada nos vale bater ou rebater, pois cada um tem os seus, e são todos respeitáveis.
Aferir a maior ou menor qualidade vai de cada um, é bem verdade.
Mas há algo com que tenho que referir...talvez a perspectiva da criação das divisões no proximo ano, possa minimizar os efeitos, mas é inegável, que os treinadores do primeiro ano, se conheciam todos, entre todos. Não sei se era melhor ou pior, mas era diferente...
É simples, basta que cada um TENHA que fazer a sua apresentação.
Quanto ao blog, aí tenho que dizer que se há coisa que fez a diferença na nossa Liga Record, foi o blog, foi isso que fez desta liga muito mais que um passatempo que todos podem jogar.
É claro que eu também me divirto com um pequeno grupo, tal como o nosso presidente se diverte com o seu grupo de café, mas era tão fácil que com um bocadinho de boa vontade e espírito desta liga, o presidente se pudesse rir com os motivos de que eu me rio, e eu me pudesse rir, com os motivos por que ele se ri...mas como estamos um pouco longe, o blog facilitaria!
Venha a bola!!!
E eu cá estou...como sempre!!!

Hugo Amaral disse...

boas...o mais importante agora é começar a liga...
o k a direcção decidir está bem para mim...
e podem contar com a famosa equipa do CCRVV.