Borussia de Santa Marinha - BSMA célebre Gruta de Nossa Sra. de Lurdes e o seu anfiteatro natural, o saudoso Largo, a histórica Igreja Matriz, o secular cedro, o moderno e arrojado futuro Salão Paroquial, a renovada estrada e a variante, a melodia das águas do Ribeiro e dos regos do "Pego" e de "Santa Marinha", a eterna Calçada da Bica, o imponente cruzeiro... tudo isto e muito mais foram os cenários que viram nascer este clube, são a sua mística... são a sua história!!!
Emblema
Com a cores do clube:
vermelho escuro, preto e branco. No topo, o brasão da Vila de Nespereira. Em seguida, duas faixas, uma em vermelho e outra em preto, com os dizeres em letras brancas: "Borussia Santa Marinha". Ao centro, um losângulo preto e branco, apresenta no interior uma bola de futebol em vermelho escuro e preto, simbolizando a actividade a que se dedica o clube. Dentro da bola, o símbolo ou mascote que constituem a imagem deste clube: o
cedro de Santa Marinha. Em rodapé, a competição onde o clube se encontra, Liga Record Nespereirense com letras vermelhas e brancas.
Lema do Clube«Aqui nasceu Nespereira»
AdeptosSão os santamarinhenses ou borussianos. São fanáticos e apoiam bastante a sua equipa e são disciplinados. Têm como histórico de confrontos várias "corridas à pedra" com adeptos rivais, . Recorde-se o final de alguns jogos em Pindelo ou o regressso a casa depois de uma vitória em Paradela contra os locais. Também "correram à pedra" outros adeptos fanáticos que ousaram invadir o seu habitat natural. A claque chama-se "
Ultras dos Estados Unidos". Amam o seu clube mais do que tudo, recordam com saudade os momentos passados na "Loja do Zezinho" e lutam pelo independência dos Estados Unidos do Outeiro e Lugares de Pereira para Cima, face ao poder central da parte baixa da freguesia, centralizado no lugar da Feira.
EstádioRelvado principal: Estádio da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes
Pelado (treinos): Campo do Largo da Junta
Ao longo dos tempos também foram utilizados o Estádio do Adro da Igreja e os treinos decorriam no Campo do Largo de Santa Marinha, único no mundo com piso em paralelo.
Equipamento:
Utiliza as cores do clube. Camisola de marca Nike, vermelho escuro e mangas pretas, com o emblema do clube no lado esquerdo e, a letras brancas, o patrocinador ao centro:
Loja do Zezinho, mítico estabelecimento comercial da Bica que desde sempre apoiou o clube (bolachas baunilha, batatas fritas Douradas, amendoins e bjecas com fartura). Ainda calções pretos e meias vermelhas.


Treinador
Albertini LeitoniNatural de terras de Santa Marinha, Nespereira. Era um talento promissor, descoberto desde tenra idade e apontado como sucessor do Eusébio. Até que um dia, já com o vicio da bola, começou a dar pontapés em bolas, em cadeiras, em bancos, em paredes, em pedras, em paus... em tudo o que aparecia à frente. Logo ali se viu que tinha talento para o chuto no ar! Mas um pontapé mais forte na atmosfera causou-lhe uma lesão grave: entortou o pé e numa mais foi o mesmo jogador que era. Tinha então 4 meses.A partir daí tinha o pé torto e quando queria dar um pontapé no cu de alguém apontava para a cabeça para acertar.
O seu momento de glória foi um pontapé ao poste (lá está o tal pé torto) do Resende, no seguimento de um canto, ao serviço do NFC. Dois ou três jogos mais tarde deslocou-se ao Penalva do Castelo, onde foi titular no espectacular jogo de futebol Austrália - Samoa Americana no apuramento para o Mundial... oopsss esqueçam! não foi neste... foi mesmo no Penalva do Castelo - 18 x NFC - 0!!!! O resultado foi quase igual ao jogo da Oceania! Terminou pouco tempo depois a carreira de jogador, isto se alguma vez a iniciou. Também jogou no Pindelo, mas o seu clube de sempre foi o Santa Marinha!
Como treinador esteve no Leixões na 2.ª B, subiu em dois anos à 1.ª divisão e só demorou outros dois anos no escalão principal para ganhar o título de campeão nacional e atingir uma final (perdida) da Taça Uefa. OK, era no Championship Manager...
O pior surgiu quando apareceram praí uns Zés, que começaram a cortar o bigode (toda a gente sabe que um treinador que é treinador tem que ter bigode) e a falar em
pressão alta,
transições ofensivas,
transições defensivas,
automatismos,
losângulos,
triangulos invertidos,
um quadrado ao lado de dois triangulos e tal.. .MAS O QUE É ISTO???? Agora para ser treinador é preciso ser poeta?? O Artur Jorge é o tal poeta e desde que isto apareceu deixou de treinar... (e cortou o bigode)!!! Isto não dava para o mister Albertini Leitoni, que assim desistiu de tudo decidiu abraçar o projecto ambicioso do Borussia de Santa Marinha para ganhar a Liga Record Nespereirense!
Adjunto:
Zé Mário M. (ex-Chelsea). Estava desempregado e a pedir nas ruas de Londres quando Leitoni o viu (minutos depois do instantâneo fotográfico aqui presente) e convidou para assumir o lugar de adjunto. Está proibido pelo mister principal de usar as palavras
transição defesa-ataque! e anda a aprender russo para conversar com um tal de Roman....
PlantelApós um desgastante período de transferências, em que o orçamento limitado imposto pela organização da Liga Record se mostrou o maior obstáculo face à lista de compras que o clube apresentou, com muitas negociações, sacos azuis, fruta, quinhentinhos e as malditas comissões para os empresários, foi possível adquirir os seguintes 23 jogadores que apresentamos.

Nos guarda-redes titularidade absoluta para camisola 1
Quim. O seu momento de forma, a segurança e tranquilidade são tudo o que esta equipa precisa para ganhar jogos.
Nilson e
Taborda terão que aguardar um impedimento do titular, embora sejam igualmente jogadores de qualidade. Confiança total no ex-SLB.

Quatro defesas centrais de gabarito foram a solução encontrada para evitar muitos golos sofridos, sempre contando com a capacidade goleadora que é reconhecida aos quatro. Em condições normais,
Bruno Alves e
Tonel assumem-se como os favoritos. Os centrais que chegaram a Sta. Marinha vindos das ilhas,
Van der Linden e
Ricardo Fernandes, terão várias oportunidades de entrar no onze, sobretudo quando acompanhados por outros colegas mais próximos.

A aposta em defesas fortes foi consciente, pois sofrer golos pode ser a morte do artista. Assim, foram adquiridos três defesas laterais dos três grandes de Portugal. Contamos com as arrancadas de
Bosingwa, a eficácia e o pulmão de
Leo, o remate fortíssimo de
Ronny. A fechar o lote,
Jorge Ribeiro, de quem esperamos golos do seu pé esquerdo, sempre que for chamado ao onze inicial.

O mister Albertini Leitoni é adepto de um meio-campo povoado. O ex-SLBenfica,
Katsouranis é dos poucos jogadores (o outro é Quim) que sempre que estiver disponível será titular nesta equipa. É um grande jogador, campeão da Europa e que muito honra o clube em contar com ele no seu plantel. Os adeptos esperam muito de Katsouranis, pois é o melhor... o grande jogador da equipa, até marca golos. As capacidades do camisola 8 levaram a que fosse escolhido para Capitão.
Raul Meireles foi contratado para ser titular, mas tem ficado no banco. Também tem por hábito marcar golos.
Bangoura foi a ultima contratação da equipa, a surpresa do último dia de mercado, substituindo à última hora Paulo Machado (regressou ao Leixões), razão porque adoptou o número 33 (o da sorte, diz o mister). O guineense ex-Boavista assumiu um lugar de titular na equipa e o posto de sub-capitão. Leitoni sabe que ele é um avançado finalizador, mas coloca-o a jogar a médio-centro confundindo as marcações do adversário, quando aparece na área. É a arma-secreta!!

Para abrir pelas linhas do campo: velocidade, técnica, bons cruzamentos, claro... capacidade de marcar golos.
Di Maria tem desiludido no inicio, pois tem lhe faltado golos e alguma regularidade.
Lisandro surpreendeu tudo e todos neste inicio e é, neste momento, o jogador em melhor forma de todo o plantel e o mais goleador. Os adeptos do BSM aplaudem.
Hélder Barbosa é a terceira escolha, mas terá várias oportunidades (já teve) de aparecer no onze.

A posição Número10 é o ponto fraco desta equipa. O mister Albertini pretendia pelo menos mais um jogador para esta posição, uma vez que um tem que jogar obrigatoriamente (se há 3 guarda-redes, porque não 3 n.º10 também???) mas a organização da Liga negou o pedido. Dentro da lista de transferências optou-se pelo o
Marcinho, outro vindo das ilhas, que tem assumido o seu lugar de titular, embora sem grandes exibições. O
Mateus é, talvez, o jogador pior enquadrado neste plantel de 23. Veio sozinho da sua ex-equipa, o Estrela e ainda não se adaptou a esta nova realidade. Os adeptos apenas pedem que tanto um como outro cumpram serviços minimos quando chamados à titularidade e não comprometam as aspirações da equipa.
Cardozo, o tacuara da equipa, foi a contratação mais sonante, a mais dispendiosa, a mais mediática e a primeira a ser feita.... Todo o clube espera muito de Cardozo nesta LNr, desde o treinador aos adeptos. Até ao momento, Cardozo ainda não se afirmou, não se adaptou ao estilo de jogo e à vida em Santa Marinha. Até ao momento é a grande desilusão da equipa, mas o mister Leitoni não perdeu a esperança nele, dando-lhe sempre um voto de confiança, semana a semana, com a titularidade no onze, esperando os golos. Se começar a facturar constantemente muita coisa vai mudar na Liga Record Nespereirense. Tacuara, contamos contigo!! Do pacote de jogadores oriundos das ilhas do Atlântico surgem também dois avançados,
Makukula e
Lipatin. Ambos já se mostraram opções válidas e contribuiram com golos para a equipa que os acolheu. De Guimarães chegou o
Mrdakovic, que certamente também terá a sua oportunidade. Inicialmente a ideia seria dar a titularidade a Cardozo ficando os outros na expectativa, mas face ao nulo rendimento deste, alternadamente os restantes três têm surgido em sua companhia no ataque.
OrçamentoO plantel está orçamentado em 40.000.000 euros.
Cânticos- BSM, BSM, BSM, BSM, BSM, GLORIOSO, BSM, glorioso BSM!!!
- Ninguém para o BSM, Oé-ohhh
- Allez BSM Allez, nós somos a tua voz, queremos esta vitória, conquista-a por nós!
- Ohhhhh força BSM, força BSM, força BSM, força BSM