A mesa tinha lugar para os 23 jogadores do plantel, no entanto como estavam de folga não tive o prazer de conhecer todos os elementos da equipa. Olhando para o chão deu para perceber onde come o Makukula e pela montra de relógios que estava de lado, percebi que me tinha sentado na cadeira ao lado da do Quaresma. Enquanto não chegava a comida, a conversa continuou, desta vez abordando mais a nossa Liga Privada e as outras equipas que a compõem.
Pergunta | Que diferenças encontras na LNr, em relação ao ano passado?
Resposta | Encontro muitas.
A nível pessoal, desde logo o facto de ter feito a equipa com mais tempo, e não em 15 minutos como a época passada. Aliás, 15 minutos foi o tempo entre o convite a participar, o ler a lista e fazer o plantel.
Desconhecia então as regras, apesar de ter sido talvez dos primeiros participantes na Liga Record, em 1993, então apenas em papel, e onde graças aos extremos do Felgueiras Lewis e Sérgio Conceição e ao médio da Académica, Latapy, consegui na altura um 3.º lugar semanal, a nível nacional.
Desta vez, já fiz com mais conhecimento.
Quanto a diferenças gerais, encontro para pior, a ausência do blog, de alguns participantes habituais, e que ou padecem de súbita falta de tempo, ou de mau perder.
Para melhor, a organização, a preocupação em informar, ainda que por vezes tardiamente e a adesão.
Embora me pareça que alguns dos que aderiram, fizeram-no por ser “in” estar na LRN, pois não me parecem encarnar o espírito do grupo.
P| Conhecemos algumas rivalidades pessoais entre alguns treinadores da Liga, que fazem uma espécie de “mini-liga privada” dentro da Liga. São públicos alguns casos de rivais assumidos. Qual é o treinador que mais gozo te deu ter ficado à frente no final desta primeira volta?
R | Foi a dupla Carlitos e Paulito, porque tendo ficado eles em segundo, significa que eu fiquei em primeiro.
P | Que achas de alguns treinadores que se têm dedicado tanto à Liga Record Nespereirense, que até torcem por equipas e jogadores adversários das equipas que normalmente são simpatizantes?
R | Esta pergunta é provocatória, mas eu respondo sem problemas.
Não acho normal mas “aceito”, porque a Liga Record Nespereirense é mais forte do que qualquer clube.
No entanto jamais o faria, e para não me tentar, nunca coloco qualquer atleta que jogue contra a minha equipa de coração.
Preferia ter -1, mas jamais poria o Lipatin no Nacional – Porto. Nunca me perdoaria.
E talvez por isso, tenha mantido a minha regularidade, sem stress.
P | E os que têm no plantel jogadores de equipas rivais à do seu coração?
R | E esses têm equipa de coração?
Nunca poria na minha equipa qualquer jogador dos rivais Sporting e Benfica. Até porque não é necessário.
O ano passado fi-lo por desconhecimento e em Fevereiro, queimei as substituições a trocá-los. Fiquei mesmo com dois atletas que tinham sido vendidos para o estrangeiro, para poder expurgar do plantel a malta “inimiga”.
Posso vir a perder o primeiro lugar, mas continuarei a afirmar o mesmo.
Qualquer das três equipas, tem sempre uma percentagem de vitórias razoável, por isso se compusermos o nosso plantel com alguns elementos da nossa equipa de coração, e depois tivermos a sagacidade e visão de entre as outras equipas “uefeiras” ou até mesmo que lutam pela manutenção, recrutar alguns dos melhores, para compor, é suficiente para lutarmos pelos primeiros lugares.
Aliás, basta ver que no meio dos 23 jogadores mais pontuados, aparecem muitos de equipas mais pequenas.
Pior ainda, os que alegadamente se preparam para adquirir “rivais” no mercado, na perspectiva de chegar ao topo. Estarão tão descrentes nas segundas voltas dos seus clubes?
A conversa estava a subir de interesse e nesta altura trouxeram para a mesa uma garrafa de vinho, marca Catarina, que o Tó Oliveirinha garantiu ser de grande qualidade. Abrimos a garrafa e começamos a degustar uma boa refeição que o próprio mister (garantiu ele) confeccionou.
Entre duas garfadas, mais umas perguntinhas.
P | Qual ou quais as equipas que se apresentam mais fortes e que te podem vir a dar luta daqui para a frente?
R | É complicado dizer.
Há equipas muito equilibradas e depois há também aquelas dispostas a deixar-se corromper nas suas paixões, ou seja que não olham a meios para chegar a fins.
No entanto parece-me que a liderança será discutida pelas equipas que excepção ao grande e aos dois meios grandes que nesta segunda volta devem andar mais equilibrados, apostem no Boavista que me parece se prepara para uma boa segunda volta, no Guimarães que definitivamente veio para ficar e na Académica, que vai lutar por um lugar nos 6 primeiros.
P | Em Maio vais festejar a vitória na LNr? Estás em condições psicológicas para aguentar a liderança até lá?
R | Psicológicas sempre. Em termos de plantel, é como digo, vamos ver. A luta é para isso e qualquer outro lugar que não o primeiro, já me deixará insatisfeito.
P | Em determinada altura falou-se no blog numa suposta superioridade das equipas da Feira Franca em relação às outras. Porquê?
R | Porque são superiores efectivamente. Até a primeira vitória feminina vem da Feira Franca. Sabiam?
P | Em breve chega o período de transferências. Tens o plantel baseado no FCPorto e no Os Belenenses. Vais comprar o Meyong? E o Hélder Postiga?
R | Em 23, tenho 11 desses dois clubes, não chega a 50%. Tenho efectivamente utilizado mais que os outros, mas por entender que é a melhor opção e não por necessitar.
Compras? Talvez vá apostar nos verdadeiros rivais do Porto… estou a pensar no Cristiano Ronaldo, no Kaká, no Robinho e no regresso do Deco.
Ainda cheguei a pensar num grego, mas gregos e brasileiros não dá bom resultado.
P | Comenta o dito popular “em equipa que ganha não se mexe”.
R | Se não calhar…se o Belenenses ganhar, mas na semana seguinte jogar com o Porto, eu mexo de certeza. Nem todos o fariam, mas eu faço.
P | Ouve-se por aí que tu te sentes um treinador prejudicado e discriminado pela Direcção da Liga por seres a face de uma “oposição” ao poder. Essa é a base de uma possível candidatura para a Direcção da Liga Record 2008/2009?
R | Quem diz isso? Eu disse o ano passado e justifiquei com factos.
Se o vier a sentir este ano, direi outra vez.
Para já, esquecendo o facto de ter que ser eu a lembrar o Campeão de Inverno, não me sinto prejudicado nem beneficiado. E não sou oposição ao poder, pois quando sou apresento alternativas.
Bases? Só de secretária para pousar o teclado, para aceder à Liga…
Após a pergunta "política", terminamos igualmente a refeição. Ai que bem que soube. Venha agora um cafezinho e..... acho que é melhor mais nada!!!
P | Esta entrevista já vai longa. Desafio-te a ocupar um lugar que conheces bem, o de jornalista, e que formules algumas perguntas que gostavas de ver respondidas por algumas personalidades.
R | Muito bem.
Aos que têm no plantel jogadores dos “rivais” de coração. Fizeram as escolhas à terceira jornada. Será que já aí não acreditavam que os atletas do “vosso” clube, pudessem pontuar na Bwin e na Record?
Ainda para os mesmos? Sentem-se bem a festejar, ou a esfregar as mãos, por golos marcados ou não sofridos, pelos rivais? Acham que é mesmo necessária tal humilhação?
Aos que põe jogadores do adversário, no confronto directo com o clube que dizem de coração, alguns até sócios, e ex-detentores de lugares anuais. Como são capazes? Conseguem dormir descansados?
Uma última…
Onde andam alguns dos habituais bloguistas do ano passado?
Uma para ti: queres beber um "shotzinho" que eu mesmo preparei? Além de treinador sou também especialista a inventar shots. Tenho mesmo um aqui para ti que até tive de o esconder do Bosingwa!!
P | Não, obrigado! É melhor... não! A sério.... Agradeço. Peço só que deixes algum apelo ou algumas palavras a nós treinadores que competimos na Liga Record Nespereirense.
R | O apelo é simples e para os alvos das perguntas atrás… têm agora no mercado de Inverno a oportunidade de se redimirem e provarem que são capazes sem precisarem de vender a alma ao diabo”. O Pacheco foi campeão com o Boavista…e o Trapatoni com o Benfica!!!
E não vais embora sem provar este shot!!
E pronto, assim terminou a entrevista. Lá tive que engolir algumas palavrinhas do mister d' Os Oliveirinhas e também engolir o tal shot que o Bosingwa tanto queria. Após as despedidas e mais uma visita à sede do clube, em especial às casas de banho, o mister Oliveirinha fez questão de me lev...... acompanhar a casa.
Já no dia seguinte, após um soninho dos bons, a cabeça até doía....... só de pensar porque razão o Bosíngwa tanto gostava daquele shot, que sinceramente não me tinha caído muito bem. Dirigi-me ao meu Centro de Estágios e chamei alguns dos meus jogadores ao meu gabinete para tratar das transferências. Entre eles o Bosingwa.
- Bosingwa. Vou-te despedir. Tive ontem uma conversa com um mister rival que me fez ver que tu não podes continuar nesta equipa.
- Mistre, num fassas içu. Yo adoru jugare di cámisólas vermelho!!!
- Só se me explicares como consegues beber o shot que o Tó Oliveirinha tem.
- Oh Leitoni, prifiru bubê mijo! Yo gustava dicontrá aquilo, mas era para butar no licho!
19 comentários:
Eu acho que o título desta entrevista está mal....
Deveria ser:
Campeão de Inverno II. Tó Oliveirinha: «Para não ter -1, tive que escolher entre o Zé Pedro e o Ruben Amorim no Porto-Belenenses. Azar o meu, quem marcou golo foi o Zé Pedro e eu apostei no Amorim»
ó leitão confirmas o que escreveste ou é tanga??? é que se se for verdade....ai oliveirinha!!1
Eu não confirmo nem desminto... LOL
Mas...
Óh que caralho! afinal onde é que se escrevem os comentários, no primeiro ou segundo artigo. Eu fui o primeiro a comentar a entrevista e comentei no primeiro, por isso era de bom tom que se seguisse o exemplo..."Candeia que vai à frente alumia duas vezes"
Já respondi no de cima...
Não faço nada ao acaso e tirar o Zé Pedro, foi pensado precisamente com medo que ele marcasse.
Jamais me verão a festejar golos do adversário, ou a ter expressões infelizes do tipo... "f... a ter que marcar, antes fosse fulano..."
Eu desafio todos sem excepção, a ceitarem o repto que faço na parte fina da entrevista.
Há coragem...ou sagacidade???
Mas há mais...
Se por acaso o R. Amorim, tivesse sido o jogador da jornada há custa do meu clube...pior, se eu fosse o vencedor semanal nessas circunstâncias, viria a público pedir desculpa, e na semana seguinte poria a equipa inválida, para me penitenciar.
Assim como os "mouros" que se vangloriam de lugares no pódium à custa do...Lisandro!!!
Este homem é um verdadeiro sangue azul! Ele é o Pinto da Costa da Liga Record Nespereirense!!! Vamos lá! O desafio está lançado pelo mister Oliveirinha!
DRAGÃO que é Dragão NUNCA usa material proveniente do Grande Império da Mauritânia Encarnado!!!FICA MAL!É FEIO!
DRAGÃO não se vende por um mísero Katsouranis!
Que desgosto para o nosso grande chefe JORGE NUNO!
Não sejam prostitutas da LNR...onde para vós vale tudo para ganhar!
Sigam o exemplo do mister Oliveirinha...um exemplo de coerência e fidelidade ao clube!
Oliveira: és o próximo presidente do FCP! CONTINUA!!!
Kosta, quanto te pagou o Oliveirinha para escreveres isto?
luís, qual achas que é o melhor preovérbio para este?
Parece que vou ter que retomar a minha vocação para a educação, que tive que exercer o ano passado, e dar umas explicações extra e a custo zero…
No futebol, para além do G.Redes, existem três posições “gerais” para os jogadores:
Defesas, Médios e Avançados.
Se não estiver muito enganado, pelo menos teoricamente, dos avançados espera-se objectivamente que marquem, dos defesas espera-se objectivamente que não sofram.
Restam os médios, de quem subjectivamente se pede, que perfumem o futebol, que o pautem, enfim, mas sem terem objectivamente nenhuma das funções anteriores.
Basicamente é isto.
Ora repetindo pela enésima vez, jamais poria alguém de outro clube que jogasse contra o meu, na perspectiva de dali tirar dividendos, do tipo golos marcados e ou golos não sofridos.
Agora…isso não implica ser burro!!!
O meu Porto, podia ganhar, que os médios do Belenenses não seriam penalizados por isso…o meu Porto poderia não sofrer, e os médios do Belenenses não seriam penalizados por isso, certo?
De entre os médios, escolhi o que joga mais recuado e com menos probabilidades de fazer golo, acertei (mais uma vez).
Porque não outro? Fácil, muito fácil…
De entre os disponíveis, dois defesas eram do Belenenses (esses não poria nunca), restava-me o Peixoto, que era defesa, a minha única hipótese…
Entre ter mais um defesa (dificilmente coloco 4) ou um médio de quem eu esperava que fosse cilindrado mas que daria sempre 2 pontos, sem que isso prejudicasse o meu clube, perdoem lá a imodéstia, mas desculpem a inteligência que tive. O Braga perdeu 3-0.
E acerca disto mais não digo, pois o Amorim, não deu um “gate”, já o Lipatin deu, mas tem por companhia Lisandro, Bosingwa, Bruno Alves, Helton, Tonel, Ronny, Rui Costa, Cardozo e tantos outros, que andam por aí a fazer as delícias dos “inimigos” (se é que são).
NÃO DESVIEM ATENÇÕES, TENHAM CORAGEM E PELO MENOS EXPLIQUEM COM CLAREZA OS CRITÉRIOS DE ESCOLHA QUE TIVERAM…À TERCEIRA JORNADA!!!
Eu sou DRAGÂO,mas até o nosso presidente ao eleger o 11 da vida dele pôs três mouros,por isso quem sou eu para não pôr alguns de outras equipas la de baixo!
Ou será que temos opositores ás ideias do nosso Presidente?
E sabes quem foi os mouros que pôs???
É que ladrão que é ladrão, a roubar que seja por fortuna, agora para comprar rebuçados!!!
Pôs o Coluna,o Eusébio e um central que nunca ouvi falar...e poderia ter posto o F Gomes o Deco e o JCosta...
Pois era pelo que ele gostava do Gomes...
Quanto ao Deco, ainda está no activo e com muito para provar.
o Jorge Costa, bem, aponto meia dúzia que passou no Porto,melhor do que ele... F. Couto, Aloísio, Carvalho, Andrade, Celso, Geraldão, se fossemos por aí...
não sei onde onde viram isso do 11 da vida desse (presumo que sejam 11 jogadores da vida e não as suas 11 mulheres de vida: put....s)
mas se é um central dos melhores de sempre, só pode ser o GERMANO...
ou esse o o humberto coelho
mas no humberto o paradela deve ter ouvido falar!!!
Mister Paradela, a sua comparação foi infeliz. O Pinto da Costa fez o seu onze ideal e nele inclui jogadores do SLB. Mas que benefício próprio teve ele com isso?! Nenhum! Apenas exprimiu a sua opinião...
Nada tem a ver com a inclusão de jogadores encarnados por alguns ditos "portistas" na LRN, não olhando a meios para atingir os fins...saboreando os golos do clube rival!...
Também eu já pus aqui a minha equipa ideal de todos os tempos e nela inclui jogadores do SLB! Porém não tenho jogadores encarnados na minha equipa da LRN...Não faz sentido! Isto se formos portistas a sério! O que parece ser o caso de poucos aqui...
Fui eu que escrevi o comentário acima...
Viva a coerência!
Nesprama.
Olá amigos treinadores.
Vejo que se encontra no nosso blog uma polémica e salutar discussão sobre o que é ser adepto fervoroso de um clube, ao ponto de assumir rutura com qualquer jogador, mesmo que muito valioso,de uma equipa rival, enquanto treinador de uma equipa na LRN.
Gostaria de deixar aqui a minha opinião sem querer ser referencia para aqueles que dela possam comungar, nem depreciativo em relação aqueles que dela discordam.
Para mim, aqueles que têm a opinião de excluir jogadores dos rivais, presumo que sejam quase todos portistas, naõ por ser inerente aos portistas, mas porque todos sabemos, que é neste momento o clube que mais contribui com pontos para as equipas.E por isso acham dispensáveis os outros. Ou então são radicais do futebol, e todos nós sabemos o quão feia é essa palavra, e de maus exemplos de radicalistas por esse mundo fora.
Se por mero engano fosse o benfica o clube a dar mais pontos e tivesse por exemplo um jogador como o Lisandro, que é o jogador que mais pontos deu, continuariam a ter a mesmaopinião? sabendo de antemão que estavam a cometer um erro estratégico para conseguir o objectivo de quem participa numa competição, que é o conseguir a melhor classificação possivel?
Continuam a pensar que sim? Então são mesmo radicais.
Eu sou benfiquista, e como tal basiei a minha equipa da LRN nele, simplesmente porque tinha a esperaça de que fosse o clube que liderasse este campeonato e consequentemente mais pontos daria. No então não deixei de colocar jogadores do porto no meu plantel.
Não quero que pensem que sou contra o clubismo, pelo contrário, acho-o salutar para qualquer desporto, ele é o suporte de muitos clubes. O que eu condeno é o gostar-se demais ao ponto de se odiar os outros (ou seja o extremismo - só nós é que temos valor, os outros nada valem). Para mim, como benfiquista, o porto ou o sporting não são meus rivais, são simplesmente adversários como o boavista, o belenense ou qualquer outro clube do mesmo campeonato, com a devida diferença de que esses meressem mais respeito porque são os mais fortes oponentes á comquista do objectivo do meu clube.
Quando o meu clube perde um jogo ou um campeonato logicamente fico triste, mas não transformo essa tristesa em ódio por aqueles que venceram (como muitos fazem), pelo contrário dou-lhes os parabens.
julgo que o que faz odiar um determinado clube é o que se ouve dos seus adeptos, mas há muito que aprendi a dar ouvidos só aos bons adeptos, é que maus e bons adeptos todos so clubes os têm, tal como os dirigentes dos clubes.
Resumindo e concluindo, se entramos para uma competição e se a queremos conquistar temos que utilizar as melhores estratégias, e dar prioridade á razão e não ao coração. Embora compreenda que isso seja muitas vezes dificil,e volto a dar o meu exemplo, estou mal classificado por ter apostado mais no clube do meu coração do que no principal adversário,e embora queira continuar a fazelo, não sou radical ao ponto de dizer que não vou alterar a minha estratégia.
Acho que já me alonguei demais.
Peço desculpa.
Até uma proxima.
Até que enfim, alguém explica porque toma as opções.
Assim sim, embora discorde frontalmente (como só sei ser) com a opinião, mas respeito-a.
Discordo porque todos nós andamos nesta liga, porque somos "doentes da bola", e temos os nossos clubes, e como tal, eu pelo menos não me vejo a ficar minimamente satisfeito com vitórias, ou golos, dos ditos "rivais", pior ainda, triste com golos sofridos dos mesmos.
Ora, se não me vejo assim, não poderia contar com eles, e "rezar" para que percam. O melhor é não os utlizar e tentar o equilíbrio, com outros atletas que como se vê no ranking, asseguram esse equilíbrio.
Pergunto aos misters desta nossa liga, que como eu andam cápara ganhar, ainda assim se preferiam ganhar ou que os seus clubes de coração fossem campeões?
Parece-me que a resposta será óbvia...
Mas como digo,é minha opinião.
Bem hajamister Eskina, por fundamentar a sua.
Enviar um comentário