02/03/2010

Kantinho Cup

Caros treinadores

Estamos neste momento a jogar a 18.ª e última ronda da Fase de Grupos da nossa bela Taça da Liga, a baptizada Kantinho Cup... E digo estamos neste momento, porque realmente está a acontecer o ultimo jogo da jornada da Liga Sagres (Nacional Belenenses).

Chama-se a atenção a todos os treinadores que consultem as classificações e resultados do seu grupo. Após a saída dos resultados desta última ronda, (vamos tentar que saiam logo na quinta ou sexta-feira), está aberto o período de reclamações. Por isso solicita-se que todos confirmem jornada a jornada os seus jogos, verificando se a sua classificação corresponde à real.

Daremos também informação das equipas que se apuram para a Fase Final, segundo as regras apresentadas no post de apresentação.

Após o inicio dos jogos da Fase Final não é possível apresentar mais reclamações.

Verifiquem tudo no cantinho da Kantinho Cup...

20 comentários:

albertoleitao disse...

Sabiam que os jogadores do Nacional e do Belém têm 0 esta jornada???
Estão doidos...
Quer dizer que esta Liga agora é para treinadores de bancada, mas que sejam também meteorologistas??
Não pode ser....

Fui terrivelmente prejudicado esta jornada com esta opção!! Estou indignado!!!

Não tem jeito nenhum... o jogo estava previsto para contar... A meio da jornada passa a não contar????
Será que custa assim tanto aos senhores do Record lançar as pontuações dos jogadores destas equipas?

Hugo Amaral disse...

Boas..
Realmente eu ontem previ logo que este jogo nao iria contar..
não na equipa do CCRVV mas noutra tenho alguns jogadores do NACIONAL inclusive o Joao Aurelio..
Podia perfeitamente contar..
Nesta jornada só tinha jogadores do BRAGA e FCPORTO. os do Braga(5) deram-me 17 pontos e os do FCPORTO(6) -1, ou seja, tive uns miseráveis 16 pontos..
Tambem gostava de saber os critérios para apurar os 4ºos melhores classificados. o maximo que consigo é o 4º lugar mas o meu grupo tem menos uma equipa do k a maior parte dos grupos..
se for apurado é um milagre..

Luís Diogo disse...

Contando ou não a mim por acaso não me faz diferença, mas devia contar.
O que me fez diferença foi ir ao "pessoal da corda" contar os meus pontinhos esta jornada. Diga-se que só hoje é que tive coragem para ver.
Desde o 9º ano que não fazia tantas somas com números negativos.
Amealhei 7 pontos.

albertoleitao disse...

Hugo,
no ponto 4. do post de apresentação da Kantinho diz:

Passam automaticamente à Fase Final os três primeiros classificados de cada grupo (1.º, 2.º e 3.º). Serão ainda repescados os quatro melhores 4.º classificados de todos os grupos (os que tenha mais pontos conseguidos no grupo; em caso de igualdade, os que estiverem melhor na Classificação Geral da Liga, após o termino da jornada em questão).

Assim, são repescados os quatro melhores 4.º classificados. Em caso de equipas com os mesmos pontos, passa a equipa mais bem classificada na Classificação Geral (penso que não há dúvidas que em caso de serem de divisões diferentes, passa o da 1.ª divisão).

ABAIXO O RECORD!

Tó Oliveirinha disse...

Pois parece que fui...
também não me restavam grandes hipóteses!!!
Não arranjei um Lucílio...

Hugo Amaral disse...

Boas...
Leitão isso eu percebi...
O k eu não entendi é o seguinte:
O Grupo F,G,H e I só têm 9 equipas e os outros tem 10.. Ou seja os outros grupos que tem 10 equipas, cada equipa faz mais 2 jogos do que os grupos que só tem 9, ou seja podem fazer mais 6 pontos.

eu queria saber se há algum critério para grupos com menos equipas.. É que se não houver os grupos com menos equipas são prejudicados. Mas não há problema.
eu vou ficar em 4º e posso até ficar com os mesmo pontos do 3º...
mas como fiz menos jogos é natural ter menos pontos do que os 4ºos do grupo A,B,C,D e E

Obrigado...

Hugo Amaral disse...

Estive a ver melhor e acho que dos grupos com 9 equipas sou o 4º melhor..
os grupos com 10 equipas acho k todos tem mais pontos do k eu..

Luís Leitão disse...

Na Kantinho, fui pra canto...

Aliás outra coisa não seria de esperar.
Venha outra taça que esta já foi.

Abraço

mantaneiros disse...

a equipa Mantaneiros tem 10 vitórias e não 7 como está na tabela classificativa. por favor verifiquem.
obrigado

albertoleitao disse...

Tens razão nisso que estás a dizer, até porque eu próprio identifiquei esse problema no inicio... Questionei os meus parceiros de direcção e concluímos que era dificil chegar a um consenso que permitisse a igualdade...

Decidimos então seguir à risca os regras apresentadas, ignorando se o grupo tem 9 ou 10 equipas... São os 3 primeiros e os repescados, sem mais condição nenhuma...

Pensa antes desta forma:
- tal como cada equipa de um grupo de 9 faz menos dois jogos e por isso o 4.º classificado tem probabilidade de fazer menos pontos que as dos grupos de 10
- também cada equipa do grupo de 9 tem mais probabilidades de ficar em 3.º lugar, que é o lugar que dá apuramento garantido... (são menos equipas).

Sei que uma coisa não paga a outra e que mesmo assim pode ser injusto, mas acredita que ainda foram muitas voltas à cabeça a pensar na solução para este "problema"...

Nota: tb eu fiquei num grupo de 9 e fiquei em 4.º lugar com 24 pontos...

Tó Oliveirinha disse...

Hoje estou em greve...profissional!!!
Por isso aqui me apresento a horas pouco habituais.

Na Kantinho, de facto não há muita legitimidade para reclamar, porque ao contrário da 2.ª divisão, as regras foram definidas no momento da criação da dita prova...

No entanto e como não estou sequer na corda bamba, fui e fui mesmo, e por isso não advogo em causa própria, parece-me que existe uma fórmula simples de ultrapassar esta questão, caso seja esse o entendimento ou a vontade.

Porque não resolver a atribuição dos melhores 4.ºs classificados, pela diferença entre pontos conquistados e possiveis de conquistar?

Um exemplo:

Num grupo de 9 equipas, existem 16 jogos para cada equipa, logo 48 pontos em disputa. Imaginemos que o 4.º classificado desse grupo fez 31 pontos, perdeu 17 pontos dos possíveis (48-31).

Num grupo de 10 equipas, existem 18 jogos para cada equipa, logo 54 pontos em disputa. Imaginemos que o 4.º classificado desse grupo fez 34 pontos, perdeu 20 pontos dos possíveis (54-34).

Aqui, nesta fórmula não se põe a questão de ser mais difícil segurar o 4.º, ou ser mais fácil chegar ao 3.º.
É um critério objectivo, matemático e real, de desempatar equipas que na mesma prova tiveram realidades diferentes, nomeadamente mais 6 pontos em disputa.

Se não servir para este ano, pensem nele para o ano...

nicho disse...

mantaneiros,
tens razão. será corrigido

Mário Noronha disse...

boas pessoal,
Alguêm sabe quem é a equipa village ou se agora tem outro nome??
é que eu não a encontro nas tabelas...
Força FCP

Luís Diogo disse...

Desculpa contrariar-te Cláudio, mas a matemática é traiçoeira. Um desempate com valores absolutos pode ser enganador.
Por exemplo:
1 grupo com 6 pontos em disputa e outro com 9 pontos em disputa, se duas equipas perderem um jogo cada, ficam as duas a 3 pontos de distância da pontuação máxima, logo estão empatadas.
Mas na verdade uma delas ganhou 50% da pontuação máxima possível e a outra ganhou 66,67% logo esta devia estar à frente.

Por isso o melhor método na minha opinião é a percentagem de pontos que cada equipa conquistou em relação aos máximos possíveis do grupo.

Cumprimentos

Hugo Amaral disse...

Boas a todos mais uma vez...
De facto tens razão k é mais fácil o terceiro com menos equipas. Eu confesso que não conhecia as regras da Kantinho tirando os que passavam para a proxima eliminatória.. Mas para o ano eu quero ficar nun grupo de 10 equipas..lol..
Têm que alterar as regras de desempate..
não tou-me a referir aos 3ºos (porque estes passam por mérito) mas sim aos 4ºos melhores..

A formula mais fácil de atribuir os 4ºos melhores classificados era fazer a Média de pontos conquistados..(ou então passavam os 4 melhores classificados na geral)

eu não tou a dizer que mesmo com outro critério pasaria num 4º melhor mas acho que o pessoal do grupo de 9 equipas foi prejudicado..porque os k passaram são todos os 4ºos do grupo de 10 equipas.

Tó Oliveirinha disse...

Luis...desculpa lá não te poder dar razão, mas não é por mal...não é que estejas errado, mas...
A questão não está no desempate entre equipas empatadas no número de pontos, está na busca de um critério de equilibrio entre equipas que em termos de posição na tabela, ocupam os mesmos lugares, com os mesmos pontos ou não, mas com possibilidades diferentes de os obter.
Logicamente caso empatassem nesse domínio, aí já funcionariam os critérios normais de desempate.

O que dizes de uma ganhar 50% e a outra 66,67%, foi precisamente o que deu origem às dúvidas do Hugo.
Logico que uma equipa que disputa 6, não pode ganhar 9!!!

Como equilibras? Parece que a solução que avancei, pode ser útil (desculpem a imodéstia).

Se apurares a percentagem que cada equipa conseguiu em relação ao máximo possível em cada grupo... a diferença que vai daí para 100%, é precisamente a diferença entre os conquistados e os possíveis, que eu sugeri!

Num contexto de grupos de 9 e de 10 a duas voltas evidentemente!!!

Mas relembro, é um critério para equilibrio e não para desempate.
O desempate tem regras prórias.

Mamã babada disse...

Boas...

Só pra dizer k vocês até me deram a volta ao miolo! :P

Saudações ligueiras!!!

PS - Na Kantinho passei com distinção e direito a passadeira vermelha...para a lista dos espectadores, claro!lol

Kantinho disse...

Olá Pessoal
Já me doi a cabeça de tantas contas.
Julgo que posso simplificar isso. Basta que vejam as coisas por outro prisma, que em meu entender equilibra e justifica. Em vem de pensarem em quantos passam de cada grupo devem pensar em quantas de cada grupo não passam, neste caso são 6 de cada grupo, não importa o nº de equipas.
Agora falando directamente para o Caudio devo esclarecer que as regras da 2ª Liga foram estabelecidas antes da mesma iniciar.
Abraço.

Luís Diogo disse...

Cláudio...desculpa lá não te poder dar razão e quase que me conseguias indrominar com as tuas contas.
Tanto um método como o outro dão para escolher os melhores 4ª lugares. Isso é ponto assente. Resta saber qual o mais justo e mais adequado e mais correcto.
Não de deve somar alhos com bugalhos. Ou se soma só alhos ou se soma só bugalhos.
Quando dizes "a diferença que vai daí para 100%, é precisamente a diferença entre os conquistados e os possíveis, que eu sugeri" estás errado (desculpa lá) e a cometer um erro comum em termos de comparação.
As tuas diferenças são valores absolutos e inteiros (1,2,3....n) e até pode acontecer diferenças iguais. As minhas diferenças são percentagens, logo dificilmente serão iguais a menos que estejam exactamente empatadas, (iguais em jogos e pontos), entrando depois os critérios de desempate de que falaste.
O método que eu sugeri, é o método mais justo e mais correcto, mas isso não significa que deva ser adoptado, tanto que no organismos oficiais os critérios de escolha de melhores equipas não têm nada a ver com muita matemática.
Futebol é uma coisa e matemática é outra.

Tó Oliveirinha disse...

Está bem Luís...não te vou dizer outra vez que apenas se procura equilibrar para depois escolher, e não escolher para equilibrar.
Ups...já disse!!!

Kantinho...apenas para explicar:

Escolhemos o plantel e "iniciamos" a época, sem saber da Segunda divisão, que como já expliquei num post atrás, falou-se apenas a menos de um dia do inicio da Liga 09/10.

Só isso!!! E usei para referir que em relação à Kantinho não era assim, porque as regras (boas ou más) já eram conhecidas antes de se preparar a época.

E a assembleia? Quando temos?

E claro...
Já não é surpresa, por isso quando temos os vencedores mensais, pelo menos da 1.ª volta?