23/11/2006

TÓ OLIVEIRINHA...SOU EU!!!


António de qualquer coisa Oliveira, nascido algures pelo ano de mil novecentos e não sei quê, natural de NESPEREIRA, conhecido no mundo do futebol por Tó Oliveirinha.

Tal como os grandes treinadores da actualidade, também eu não tenho qualquer passado como jogador de futebol (apesar de nos tempos do Mlynarkzic, ter gasto um balúrdio num equipamento de G.Redes), o mesmo não se podendo dizer em relação ao futebol em todas as suas vertentes.

Como director, estive no maior clube do mundo (não é dos 160.000) em várias funções, desde os mais diversos cargos nos órgãos sociais, até director desportivo, não faltando também, os não menos importantes papéis de porteiro, marcador de campo, cozinheiro, entre outros.

Nos primeiros anos do lançamento das camadas jovens, onde muitos dos actuais treinadores desta liga, deram os primeiros pontapés na bola, fui a par do Chefe de Estado Maior da Armada – Teixeira e do Saudoso Presidente, um dos impulsionadores do projecto.
Não só no apoio administrativo, mas também no terreno, onde durante uma época fui massagista.
E também aí descobri métodos revolucionários.
Recordo o dia, em Moimenta da Beira, em que perante uma fractura na cabeça, do G.Redes Bela, hoje treinador Pirata do Ardena, e na falta de água, adesivo e o que demais necessário, resolvi a questão, com vitamina, que de tão doce, colou o cabelo do rapaz, de tal modo que não havia sangue que corresse.

Quanto às funções de treinador, iniciei-as num torneio de futebol de sete no Olival, onde orientei jogadores consagrados como Julinho Badejo, Toninho Pencas, Tozinho Parmirinha entre outros.

Fomos derrotados nas meias finais, graças ao “sistema”, não ao sistema táctico, porque esse “arrumou” alguns dos candidatos.

Desde então e por não surgir nenhum projecto com o nível que pretendo, nem mesmo os convites para comentador residente, resolvi integrar durante os últimos anos, o C.T.B.M.C (campeonato dos treinadores de bancada e mesas de café).

Até agora, momento em que entendi que esta Liga, precisava de mim (apesar dos apelos da Liga Espanhola).
Da liga, espero diversão, confraternização e saudáveis discussões. E já agora, que não me arranje o divórcio.

Haaaa…o melhor clube do mundo? Duhhhhhhh…o meu NFC.

5 comentários:

albertoleitao disse...

Muito bem mister...
Aqui ficou um bem elaborado rascunho daquilo que constituíram as bases para os conhecimentos que tem demonstrado nesta Liga!
Fica o exemplo... quem se segue?

Anónimo disse...

Olá mister Oliveirinha...
também uma palavra de agradecimento pelo que fez pelo NFC e por me ter acompanhado durante vários anos nas camadas jovens do NFC e naquela minha investida nos juvenis do FCP!!!
Deixo aqui a minha homenagem e o meu sentido agradecimento por todos aqueles anos que me acompanhou...
Um abraço

Anónimo disse...

Mt bem Oliveirinha, uma boa ideia para o nosso blog!!!
Contudo, não posso de deixar de dizer que estás a fazer campanha, tal como o Carlos Queiroz para a selecção nacional...cuidado com o Scolari!!!
Um grande abraço

Anónimo disse...

Ora lá está… como eu previa, cada um de nós tem sempre algo a dizer, acrescentar, sobre este mundo da bola, que é ao fim e ao cabo o interesse comum que nos traz até esta Liga Record, muito mais que uns prémios que pouco (ou nada) valem.
Relativamente aos “comentadores”deste meu post, começo obviamente por agradecer, uma vez que é sempre bom quando nos “tratam”bem.
Em relação ao nosso clube, fiz o mesmo que muitos e fiz muito menos que outros fizeram.
Desde todos os que gratuitamente deram o corpo (joelhos, canelas, etc) ao manifesto, até todos os directores que melhor ou pior, fizeram o que estava ao seu alcance, passando por todos os outros “ofícios”.
Mas, por muito que ouça falar de muitos homens importantes de tempos que não me lembro, por muito que tenha trabalhado com alguns em tempos mais recentes, tenho que fazer justiça a quem foi, é e será a minha referência maior no clube, um grande senhor chamado ISIDRO SEMBLANO, que até pelo seu espírito associativista, se estivesse entre nós, seriam um dos treinadores desta liga, certamente.
Em relação ao “Nicho”, foram de facto bons anos.
Procurei sempre proporcionar as melhores oportunidades, dentro das minhas possibilidades, e por isso mesmo essa experiência, juntamente com o Renato, nos juvenis do F.C. Porto.
E mais vos digo…diziam muitos que era meu “protegido”. Mas não…
O que via nele era o futuro de um dos melhores avançados da região e quiçá mais que isso (lembro muitas vezes, entre outros, um grande golo numa manhã gelada de Domingo, em Carvalhais).
Porém, um estupor de uma lesão na clavícula, entre os primeiros e os segundos testes no F.C. Porto, fizeram com que alterasse a sua postura, ficando mais medroso (próprio de quem tinha apenas 15/16 anos) e perdesse uma das suas armas, a determinação no jogo de cabeça. Foi decisivo…
Mas talvez muitos não saibam que assistiu a alguns jogos, até mesmo no Olival, Francisco Craveiro, prospector do futebol juvenil do Porto e mais tarde do Boavista, para observar o Nuno Miguel (na altura excluído por ser franzino), o Nuno Carlos (excluído por jogar de “olhos no chão”), o Bateira (excluído por ser lento), o Nando e o Ruizito (excluídos por serem já mais velhos e terem pouco tempo já, para escalões de formação).
E não Mister Noronha, não é campanha, não tenho infelizmente possibilidade de dar a atenção que o clube justifica e por isso, é melhor que o clube tenha à frente gente que gosta e pode ajudar, e neste momento pelo menos, é isso que acontece.
Quanto à Liga, também não faço campanha, porque sou apenas candidato a...melhor treinador!!!
É apenas um desfiar de memórias…da bola.
Chutem…

Anónimo disse...

Pois é cá tá o Tó oliveirinha na área de eleição: Comunicação(Olivebolas SA).
Caro amigo e colega de Liga, só agora consegui tirar um tempito para comentar este post:
1. Foto Tás favorecido
2. CV o que muitos conhecem e dão valor e o que outros querem fazer esquecer.
3.quanto a profissão de massagista, aconselho-te a outras andanças, pois apesar da eficácia do estancamento, não me parece que o efeito a longo prazo tenha sido bom(mais pitos a partir desse lance fatídico).

Chega de pontos, pois foi só para descomprimir, pois o jogo(comment) é apenas para dizer que fui um de muitos que obtive a oportunidade e o prazer de disputar umas jogatinas no Olival e fazer parte de uma equipa fantástica, porque não eram os resultados que nos moviam, mas sim a simples alegria e prazer de estar num grupo de amigos que além de tudo gostava de dar uns pontapés na bola e ao fim comer umas sandezecas.
Cresci como homem, aprendi a trabalhar em equipa e apesar de ter abandonado precocemente a carreira de jogador continuo a ter um afecto e uma gratidão para com o Grande NFC e por aqueles que numa terra como Nespereira premitiram que mais de uma centena de jovens tivessem alternativa: Vou destacar obviamente duas pessoas: O já referido Isidro Semblano(amante do desporto e da terra) e ao meu Pai( o apaixonado pelas vitórias e que incutia em nós o espirito da conquista), sendo que não esqueço todos os que de uma forma ou de outra estavam sempre connosco.O mister Oliveirinha pelo episódio pretendo esquecer(tou a brincar pois foi importante tb ter acreditado nesse projecto). Não seria justo tambem não referir aqui os adeptos que nos acompanhavam para todo lado e existem quatro pessoas que estão sempre na minha memória quando faço um regresso ao passado: avó do Renato e quatro que quando chegavam da Suiça para passar uns tempitos apareciam em todo lado(Jorge, Gaio, Gonçalves e Toninho)

Um bem haja a todos os que acreditaram no projecto e uma palavra de apreço por aqueles que estão agora a reintroduzir o futebol juvenil. Força que os resultados hão-de aparecer.
Foi apenas um chuto de muitos que aqui se darão(ao canto superior direito)