03/01/2007

TODA A VERDADE

Finalmente vai ser possível conhecer “Toda a Verdade”.
Aproveito este período de férias, passado em parte a negociar em Itália para treinar no “calccio”(recusei), para trazer um assunto à estampa.
Um relato de factos pouco claros, para não dizer muito escuros, que explicam as verdadeiras razões porque a única equipa que realmente jogou apenas dentro das 4 linhas, no Torneio Quadrangular de Natal, ficou num honroso último lugar.
Último e honroso??? Sim, com a vontade de alguns, pior seria ter sido desclassificada.
Mas enfim.
Descansem que não são contos de flatulências, apesar de envolverem mau cheiro…
Dirão alguns que são desculpas de mau pagador, ou por outra, de mau treinador, dirão o que entenderem, a mim não fazendo mossa, porque tal como para o meu colega quase tão bom como eu, o Zé… Mourinho, Dezembro foi um mês aziago e pronto.
Porém, tal não pode impedir que se conheçam as “manobras perigosas” que as brigadas não detectam ou não querem detectar.

Capítulo I – O Antes

Pois bem, antes mesmo do torneio propriamente dito, já as jogadas de bastidores eram pouco ou nada claras.

a) Ás perguntas no blog, sobre como e quando se saberiam quem eram as equipas e os treinadores que as integrariam, o director PoliBelente, foi sempre dando evasivas e dizendo que seria “…lá para Sexta à noite…”.
Pois muito bem, da noite para o dia e poucas horas depois dessas respostas, aparece publicada a grelha, das equipas e respectivos elementos.
Ora uma grelha publicada e informaticamente elaborada pelo mesmo PoliBelente, porquanto o tipo de trabalho é seu.
Coitado, trabalhou arduamente depois de ser surpreendido com a antecipação do sorteio.

b) Insistentemente foi sendo referido pelos responsáveis, que as 3 equipas da Liga, agregariam apenas e só treinadores da mesma, razão pela qual dispensei um pré-convocado da minha lista, o Mister Winnesp.
A equipa convidada, reuniria todos os que gostando de dar uns pontapés na bola, não eram treinadores.
Pois muito bem, conversa apenas para adormecer.
De súbito, aparecem na lista nomes surgidos da “praça local”, da Suíça, da Madeira, etç.
Também o Mister Sven fez essa observação no Blog.
Nomes que logicamente estavam nas minhas conjecturas, para o plantel.
Aí a versão começou a mudar suavemente…as equipas eram constituídas por treinadores que já o eram, ou passariam ser.
Mais uma vez, conversa fiada, apenas para dar jeito aos que de boca aberta apregoavam que o importante era competir, mas o que queriam era reunir “armas e soldados” para vencer a “guerra”.
Um deles pelo menos, já se tinha recusado mesmo a ser treinador, apesar da minha insistência.
Guardem a lista dos atletas e depois confrontem com a lista dos nossos treinadores.
Contra factos…

c) Ficará para investigação saber, se não terá tido dedo “fraudulento” o facto de ter sido atrasada a entrega do bólide ao nosso G. Redes, o que fez com que se atrasasse, perdendo os minutos iniciais do desafio, e chegando com uma fome, que mal viu as redes, se lembrou dos galinheiros e…

Capítulo II – O Durante

Aqui, tudo se resume a arbitragens, ou melhor arbitrariedades.

a) Coube à minha equipa efectuar o primeiro jogo, contra a equipa do bar “Santa Sede”.
Sinceramente, ao analisar a equipa adversária e ao olhar sobretudo para a média de idades dos meus pupilos, disse-lhes apenas “…futebol nós temos muito mais, pernas têm mais eles, por isso vamos jogar o que pudermos…”.
Porém e com o decorrer do jogo, alterei a minha forma de pensar.
Os “putos” jogam bem, mas os meus pupilos tiveram bem melhor toque de bola, e em “pernas” não ficaram nada a dever.
Ora a páginas tantas, não sei se por medo de represálias, por parte da “Santa” ou por parte da “Sede”, o tipo do apito começou a deixar perceber, que os lábios estão mais talhados para objectos arredondados, do que achatados (bocais de bombardino, por exemplo).
De faltas à entrada da área adversária não marcadas, nasciam golos na nossa baliza.
De lances saídos de trás do meio campo, nasciam foras de jogo!!!
De verdadeiras ceifas, saíam incentivos para continuar a jogar…
As preocupações do jogo, só mais tarde (ver alínea b) me permitiram perceber que afinal o que se estava a preparar era uma final, que tal como na FIFA, é pré definida em função de interesses paralelos.
Pois muito bem, foi conseguido, afastaram-nos da final.

b) O segundo jogo, a que assisti na bancada, teve os mesmos protagonistas, mas em papéis diferentes.
O rapaz do apito no nosso jogo era agora um dos que andava atrás da bola, e o quem tinha o dito na boca, era o artista que tinha sido G.Redes na equipa nossa adversária no jogo anterior.
Com o desenrolar do jogo, percebi claramente que se tratava de uma troca de favores, tal foi a forma “inteligente” como o ali árbitro empurrou a equipa do árbitro anterior, para a final. Veja-se o exemplo em que do meio campo contrariou uma decisão do bandeirinha (que manteve a bandeirola levantada, 1minuto e 22 segundos, coitado do rapaz) num lance junto da linha lateral!!!

c) Chegou a hora de disputar o 3.º lugar e fomos fazê-lo contra a equipa que por acaso era a do Presidente da Liga.
O homem do apito, manteve-se.
E depois de conseguido o principal desiderato que era juntar na final as equipas dos dois homens do apito anteriores, era hora também de passar a “mão no pelo” do Presidente.
Nada mais fácil. O árbitro tratou da questão. Ajuda aqui, ajuda ali e assim nem o Chefe poderia criticá-lo.
Entre muitas coisas que podem ser discutíveis, anula um golo à minha equipa por pretensa falta sobre o G. Redes, que quase provocava dores na barriga ao próprio, mas de rir!!!
Como se não bastasse, certamente todos se lembram que cada parte desses jogos, tinha 25 minutos, admitamos pouco mais, pelos descontos…pois é…o golo do empate dos nossos adversários surge aos 37 minutos da 2.ª parte. Não há engano, escrevi mesmo 37 minutos. Para que se perceba, estamos a falar no equivalente a aproximadamente 21 minutos de descontos em futebol de 90 minutos.
Depois foi a lotaria dos penaltys. Parabéns para quem falhou menos.
d) O jogo da final, para mim sem história nem glória, não por despeito, mas por desinteresse, já não vi.
Soube depois quem foram os vencedores, parabéns para eles e também para os vencidos, pois acredito que tenha sido difícil a negociação para ver quem ganharia.

Capítulo III – O Depois

Muito resumidamente e quando se pensava que a falta de pudor já tinha acabado eis que:

a) O tal que apitou o primeiro jogo, disse com todas as letras que só marcou o que viu e o que não viu não marcou.
Fiquei triste, porque pensei tão mal dele e afinal tudo se resume a uma miopia aguda.

Podia ter pedido as lunetas especiais ao outro árbitro, até porque:

b) Esse outro árbitro, viu e demais (só não viu as horas) e teve a coragem (valha-nos isso) de publicamente assumir, que apesar de não ter sido falta sobre o G.Redes, no golo que nos anulou, foi a falta que lhe “…deu mais gozo marcar…”!!!


E pronto, julgo que esta última frase, proferida por um responsável do torneio, justifica, explica e fundamenta o título desta publicação.
Podem pôr em causa o nível do treinador, é normal…o ciúme tem dessas coisas, nós os Special One’s despertamos esses sentimentos!!!
Mas…Contra factos, não há argumentos!!!

32 comentários:

Anónimo disse...

Ora muito bom dia a todos. Gostaria, antes de mais, cumprimentar todos os meus amigos de nespereira e arredores. Não vejo a hora de começar de novo a liga e recuperar o atraso para o top 3. Pois muitos dirão que é impossivel eu diria que é perfeitamente alcansável, pois a incompetência que reina entre os treinadores da liga é absolutamente de espantar. hahahahahahahaha.. Uma palavrinha tb para o torneio que envolveu 4 selecções que mais não seria de esperar de todos os atletas que participaram e deram o seu melhor para a confraternização e levar a sua equipa á melhor classificação possivel. Não costumo falar de arbitragens mas que poderei dizer sem ofender quem atentou contra a classe dos arbitros? Que "porca" miséria o pepe e o belita.. seus inconpetentes.. hahahahahahahahahaha.

Anónimo disse...

TODA A VERDADE?
Eu é que vou dizer toda a verdade!
O mister Tó Oliveirinha publicou este post para desviar as atenções porque o que cá está escrito não é a questão essencial, mas eu vou denuncia-la.
A questão essencial é o leilão do Parma.
O mister Tó Oliveirinha foi à Itália não para recusar treinar no Calcio mas sim para comprar o Parma e poder competir na liga Italiana.
Assim junta mais uma equipa italiana às três que já possui em Portugal.
Está a criar um monopólio, para negociar resultados, isso deve ser contra as leis da "saudável" concorrência.

Anónimo disse...

Está enganado meu caro.
Nunca negociaria o Parma.
Esse é lá dos leites que já patrocinou o Benfica e com esses não quero nada.
Conforme se pode observar pela foto, encontrei-me em Veneza e para negociar secretamente, não em qualquer leilão.
E...correcção:
Eu não tenho 3 equipas. Quando muito sou seu manager.
Disse.

Anónimo disse...

para quem tiver boa memória no segundo jogo do torneio,um bandeirinha(que casou na minha terra) e era membro da equipa que ficou no honroso 4º lugar marcou uma dezena de foras de jogo mal assinalados à equipa que venceu o torneio,por isso não vale apena falar de árbitros,são todos iguais!!!
Venceram os melhores e só com treinadores da liga nespereirense...

Anónimo disse...

Eu nem me vou dar ao trabalho de comentar "bate- bocas" de treinadores de segundo nível... primeiro, o k interessa é k o CAFÉ O IMIGRANTE foi vergonhosamente roubado no primeiro jogo, com nitidos fora de jogos a não serem assinalados a nosso favor... porque os óculos de sol do senhor árbitro- para ter estilo!- estorvaram imensamente no seu ofício. Neste caso, não foi corrupção de nenhuma equipa, foi mesmo falta de saber de quem arbitrou...

Anónimo disse...

Nem todos eram treinadores da liga, não é senhor paradela?
Ouve um senhor de Pindelo que jogou por vocês que eu ainda não sei qual é a sua equipa!
Zandinga

Anónimo disse...

tambem concordo mister paradela,
viva o faria
ass:mister tino

Anónimo disse...

Eu estava com uma enorme esperança de ver o Messi e afinal, onde estava ele? Nem o vi! O K se passa Tino? Onde estava você?

Anónimo disse...

vamos ao que interessa, esta jornada vai ser complicada para mim porque ja vou começar com menos um (J Pinto) o larapio

Anónimo disse...

não vale a pena discutir futebol com jogadores de equipas derrotadas,a desculpa é sempre a mesma!!!!!!preocupa-te mas é em eleger o melhor em campo dos jogos do nespereira e a filmar que esse trabalho ao menos está a ser bem feito.

Anónimo disse...

Confesso que ao ler alguns comentários, cheguei a pensar que poderia ter sido injusto.
Mas quando vi quem escreveu, fiquei descansado.
Então vem o Paradela falar de foras de jogo, quando toda a gente sabe que apesar do seu curriculo de jogador (que admiro) ele nunca soube onde e quando começa e acaba o fora de jogo.
Haja decoro.

Anónimo disse...

Eu ainda tentei alertar para a questão essencial, para haver um debate engraçado, mas isto tinha que acabar na podridão do futebol.

Anónimo disse...

na minha opinião houve erros de arbitragem para todas as equipas, umas vezes ajudando outras prejudicando houve vencedores e vencidos e há que dar os parabens a todas as equipas, mas não era para isso que interessava o torneio, mas sim em reunir o povo mais jovem e não só, desta nossa freguesia. eu já nem queria participar e preferia ter ido para a pesca por isso mesmo, é que tudo é numa brincadeira mas ficam todos f...dos quando perdem. eu simplesmente não vi muitas brincadeiras como era de esperar nem picardias saudáveis como tem de ser neste tipo de eventos. eu até acho que havia alguns que preferiam ter ganho o torneio do que desfrutar deste convivio que deveria ter acontecido, mas enfim no próximo não perco o meu tempo vou mesmo para a pesca sempre tem mais interesse e menos seca.

Anónimo disse...

Uiiiiiiiii que amargura...mister Nuno.
Então não há picardia??? Nem brincadeiras???
Devias estar muito concentrado e nem deste por elas.
Eu dei...e até fui dos últimos a saír do local de convívio, onde muitos dos vencedores ou bem classificados nem sequer foram.
Mas apesar das brincadeira ser o mais importante, entrei no torneio também para ganhar, como TODOS SEM EXCEPÇÃO.
Quanto à pesca...não gosto confesso, mas mesmo que gostasse, para o ano voltava ao torneio, mesmo com um honroso último lugar (apesar de último, não me queixei de falta de garra dos meus pupilos)!!!

Anónimo disse...

Até na equipa do mister Nuno houve brincadeira, não deu por ela???
Ou senão vejamos:
A pouca utilização das estrelas internacionais Marcollini e De Noronhes, não se deveu a qualquer falta de confiança nas suas capacidades, até porque a intenção não era vencer, mas sim à necessidade de os ter a animar a linha lateral!!!
E das bancadas, o público das outras equipas (incluíndo a minha) pedia insistentemente as suas entradas...
Foi giro. Eu gostei...Mas no entanto é sempre tempo de se publicar TODA A VERDADE!!! Hehehe...

Anónimo disse...

essa de não saber onde começa ou acaba o fora de jogo não foi para o paradela de certeza, deve ter havido alguma confusão...porque se querem debater sobre leis do jogo,vamos lá. se for fora de jogo no real sentido da expressão isso fica para quem não quiz ou não tem capacidades para jogar!!!!
Bom fim de semana para todos e boa sorte ao grande Oliveira do Bairro!!

Anónimo disse...

Agora estamos de acordo. Até que enfim!!!Pelo menos em duas coisas.
Boa sorte ao O. Bairro. E quanto ao sentido real...Por alguma razão eu não joguei.
Cada um só faz aquilo para que está habilitado (eu sou treinador).
Quanto às leis do jogo, espera Paradela...não disseste que o outro está a fazer um bom trabalho com as filmagens? Pois é...quando elas forem publicadas conversamos!!!

Anónimo disse...

há então faz-te entender!! Se querias dizer que sou apanhado muitas vezes em fora de jogo,já concordo,mas não é por não saber o que é!!!!! E por acaso ao longo dos anos já tirei muito partido de jogar no limite do fora de jogo.

Anónimo disse...

isto está bonito....não poderiam faltar as histórias da carochinha!!!
vá lá pessoal, começamos um novo ano...não se enervem!!!
o que fica para a história é que ganhei o meu primeiro de muitos torneios que irei ganhar de futebol!!!
um abraço a todos, em particular ao pessoal do café faria como não poderia deixar de ser, a minha equipa!!!
por falar nisso como ficou a cabidela? já foi ou ainda vai haver?

Anónimo disse...

o que queria dizer e ás vezes explico-me mal é que em vez de nos preocuparmos com o desportivismo e convivio andamos a discutir quem beneficiou mais das arbitragens. fosse o arbitro que fosse haveria sempre polémica logo não sei o porquê de tanto alarido. e quanto aos meus jogadores (´Mário Noronha )e o Marco jogaram tanto como os outros das outras equipas ou até mais, porquê essas equipas só puseram a jogar os seus jogadores mais fracos quando estavam a ganhar e mais eu vi esses grandes jogadores a torcerem por nós e muito, não fizeram como os de certos bancos que pareciam o Moreto e Anderson do Benfica que não jogam querem ir embora...
m
Mais uma vez os parabens para a minha equipa que foi a que menos protestou com os árbitros e com os adversários mostrando enorme desportivismo se calhar foi por isso que ganhamos!

Anónimo disse...

Isto é a vergonha geral! Pelo amor de Deus!Eu nem quero acreditar na amargura do "vencido" Tó Oliveirinha, e do "vencedor"- se é que ele se deu conta de que venceu!- senhor Paradela! Não vamos discutir mais disto... parecemos velhas do interior a debater aeronáutica!

Anónimo disse...

Senhor Paradela vá treinar o seu clube, porque já vi que em campo vc não estava lá muito em forma!
Para marcar só um golo a mim!!!!
Ou vc é mau jogador, ou eu sou um grande guarda redes!

Anónimo disse...

o bonito disto tudo foi o convivio,agora preocupem-se com a jornada que vem a seguir, � para isto que nos pagam

Anónimo disse...

Até que enfim reacções.
Já estava a pensar que a Carolina escrevia melhor do que eu...da-se!!!
Pronto Paradela...chegaste lá nos foras de jogo...ufffff, estava a ver que não!!!
Tu é que dizes que és apanhado muitas vezes, daí o outro bandeirinha estar certo!!!
E tu Noronha, é o que eu digo...és um discriminado. Então nem sequer sabes se já foi a cabidela!!!
Eu digo-te, JÁ.
E vê lá que sou tão mau perdedor, que até fui tomar café, na mesa das comemorações!!!
Mas olha lá...quem está nervoso???
Então não se podem emitir pontos de vista, ainda por cima factos inegáveis??? A flatulência do outro, já ninguém pode confirmar, mas isto sim!
De resto, mister dos Restos, a única pessoa que até agora criticou a sua equipa enquanto tal, foi mesmo o senhor...olhe que foi...olhe que foi. Veja lá o antepenúltimo tópico.
Quanto ao Zandinga, bem, quanto ao Zandinga, não há amargura, há faladura. Vê lá quanto tempo esteve este blog sem comentários...quem sabe sabe!
Por último o Messi, tu queres mesmo fugir ao tema do torneio, será que saíste desvalorizado para o mercado de Inverno???

Anónimo disse...

Só em jeito de explicação:
Se o torneio não tivesse piadas e picardias, tinha acabado na aletria e não era isso que se queria!!!
Quem podia estar preocupado era eu, que fui polémico e me sujeito a "levar" com todos, e não estou.
Reajam que é para isso que cá estamos.
Convívios, amor e paz, a gente deve fazer no dia a dia e não aproveitar os torneios para isso.
Viva o sucesso de "Toda a Verdade"

albertoleitao disse...

Meus senhores...

a única equipa que levou o torneio totalmente na desportiva, sem preocupações com resultados, foras-de-jogo e arbritragens foi claramente a equipa SANTA SEDE, a qual me orgulho de ter vestido a camisola nesse dia (ahahaha)
A única coisa que nos preocupou foi tentar jogar bom futebol, dar espectaculo e sobretudo divertir-nos a nós próprios e a quem nos via...

Por exemplo, na final resolvemos até dar um brinde a uma certa equipa que toda a gente sabe que, se não ganhasse, em vez de um tópico "toda a verdade", já tinhamos aqui no blog uns 500 comentários "todos com mentira", azia, dores de barriga e tudo etc e tal... Foi melhor assim!

Só por exemplo, nos penaltys que decidiram tudo, resolvemos dar instruções ao nosso internacional africano para marcar um penalty à Panenka, só para o gozo... por acaso correu mal e o g-redes estava atento, porque se aquela entrava eu próprio me oferecia para marcar todos os seguintes e marcava-os com a cabeça... sim perceberam bem... marcava os penaltys de cabeça!! (primeiro mandava prender o Pirika, porque ele é perigoso nestes lances)!!!

Mas não foi só isso... começamos logo na final a deixar em campo durante o tempo total de jogo um jogador que nem sequer correu, apenas andava a mostrar os seus óculos especiais... e pior, ainda metemos um defesa-direito na 2.ª parte que se entreteve a ver correr os extremos esquerdos do outro lado!!!!!ahahahaha... E até metemos um jogador de ténis com duas raquetes (como dizia o sr. restos aqui neste mesmo blog) no ataque e um avançado concretizador na defesa... isto só para dar espectáculo, pois se quisessemos ganhar, a vitória não nos fugia!!!

E o mr. oliveirinha fala tanto da obsessão de ganhar das outras equipas, quando a equipa dele na final dos vencidos foi muito pouco desportiva, pois em vez de tratar todos os jogadores adversários por igual, não o fez... e meteu 3 (QUATRO) defesas a marcar apenas 1 (UM) jogador da equipa adversária, o ponta de lança Zé Pedro!!!! assim não criou condições de igualdade para as duas equipas...entendem??

Agora respondendo ao mister Ervilhais, que num comentário anterior me acusou de deitar bifanas pelo saxofone, tenho a dizer que não lhe respondi antes porque vi que o mr. teve a astúcia de colocar o comentário 69 e não lhe quis interromper este momento de glória e por isso deixei-o ali a gozar o 69 á vontade!!!

Anónimo disse...

"...Mas apesar das brincadeira ser o mais importante, entrei no torneio também para ganhar, como TODOS SEM EXCEPÇÃO."

A frase anterior foi a única onde proferi afirmações relativamente à vontade de vencer das equipas. Pondo todas em pé de igualdade na vontade de vencer. Só falei nos maios para..

Por isso não compreendo a referência do Mr. Sven (mas o eu dep. jurídico vai ver se há matéria para uma acção por difamação.
Quanto ao Zé Pedro, a táctica foi boa, pois o puto criou de facto nos adversários o medo...de o magoar.
Apesar de, e refira-se com justiça me ter parecido mais perigoso, que muitos outros com mais metros e anos.

Anónimo disse...

Pois todos falam muito, mas entretanto o Oliveirinha já comprou o Parma. O F.C.Porto, tem hoje(2007/01/08) um andar novo e os do Atlético estão todos ressacados e o Mourinho não se chega à frente em Inglaterra.
Venha a liga Record porque estas semanas do Natal causaram muita miséria.

Anónimo disse...

ATLÉTICO OLÉ OLÉ... ATLÉTICO OLÉ OLÉ!!!!!!!!!!

Mister Paradela: ainda bem que desejou boa sorte ao grande Oliveira do Bairro!!! Devia ter desejado o mesmo ao grande Atlético!!!
Pois assim poderia ter a sorte que teve o Oliveira do Bairro!!!

Anónimo disse...

Pois Mister Nicho, compreendo a sua euforia.
A mim causou-me azia...mas pronto, eu compreendo a eufoia e aceito, pois também vi o outro lado da dita, cá a zona onde trabalho, não há muitos anos.
Acontece a todos e desta vez aos melhores.

albertoleitao disse...

pis é mr. oliveirinha, essa azia de que fala de há uns anos foi realmente causada por um ser que neste momento até é o treinador do porto, razão pela qual saiu porta fora... se tivessem pensado nisso quando o contrataram, talvez essa ontem não tivesse havido surpresa! o homem já está habituado!!
e por falar em habituados... lembramse do torreense? tb não foi há muitos anos!!

o mr. paradela realmente mostrou aqui quais aos suas prioridades em relação ao desporto!! tanto coisa em que pensar e ele foi dirigir-se a um jogo do oliveira do bairro... nem imaginavam os senhores que tinham adeptos tão longe!!! de certeza que ele lá estará no domingo para não perder mais um joguinho da sua equipa do coração!! já nem falo no atlético clube de portugal nem nada, pois isso são equipitas da 2.ª divisão B que NINGUÉM se lembra que elas existem... mas podia ao menos ter pensado no oliveira... do douro!
esse sempre tem alguma coisa a ver!!

Anónimo disse...

Quanto à azia, tive-a e pronto...
Mas não se deve só ao treinador.
O ele ter saído da outra equipa por provocar azia há uns anos, não quer dizer nada.
Ali até eu me sujeitava a perder porque o problema não está no treinador.
O último que passou pelo Benfica e depois pelo Porto, até venceu Ligas Nacionais, Supertaças, Taças de Portugal, Taça Uefa, Liga dos Campeões e por aí fora, todas no Porto claro!!!