02/01/2007

Uma sugestão para os treinadores


A Liga Bwin parou, a 1.ª Distrital de Viseu parou, a Liga Record parou... só não parou o futebol inglês... e, entre uma rabanada e uma taça de champanhe, lá fomos vendo que o Mourinho não ganha sempre e que o Cristiano está cada vez melhor...
Com esta pausa forçada, a Liga Record Nespereirense e este blog adormeceram de tal maneira, que só resta saber se os nossos treinadores aproveitaram os dias para tirarem férias das suas equipas ou se ocuparam o tempo a matutar em novas estratégias, estudar variações tácticas ou até deitar o olho na época de transferências que daqui por um mês trará a desejada "lufada de ar fresco" à equipas!!! Veremos isto na última jornada desta 1.ª volta, a última para apurar o campeão de Inverno - o consagrado na Galinha...

Entretanto, como ainda temos cerca de 15 dias sem Liga Record, onde podemos ocupar a nossa mente com outros passatempos, e como sei que muitos dos nossos treinadores gostam deste tipo de jogos, vou aproveitar este post para vos falar de um vicio meu, um jogo de estratégia, jogado online em tempo real e à escala mundial: o HATTRICK.

O Hattrick (www.hattrick.org) é actualmente um fenómeno no mundo todo... posso dizer que por exemplo em Portugal existem cerca de 50 000 equipas, todas treinadas por um treinador diferente, um campeonato com 9 divisões, cujo campeão nacional já foi muitas vezes destaque na imprensa nacional (lembro-me de uma entrevista na Visão e algumas reportagens em jornais diários)... No geral, as estatísticas do site dizem que estão activos 921 253 treinadores (é muita gente), fora os sites de ajuda, blogs, etc, que são mais do que muitos.

Mas então como se joga isto? Muito fácil, o hattrick é um jogo do género do CM ou FM, ou seja nós somos treinadores de uma equipa, fazendo a sua gestão a vários níveis: jogadores, transferências, treino, estádio, sócios, escolha de tácticas... etc.... A grande diferença (e que torna isto interessante) é que este jogo joga-se em tempo real e contra adversários reais. Os jogos do campeonato português são ao sábado à noite e têm a duração de 90 minutos... Durante o jogo não é possível alterar a equipa, basta antes escolher o 11 inicial, os suplentes e a táctica e depois o motor do jogo encarrega-se do resto... a pica é que joga-se contra treinadores reais, que também dão ordens e gerem as suas equipas... só o melhor ganha! Existe também outro jogo à quarta-feira à noite, que é a Taça de Portugal e que funciona da mesma maneira. Quando uma equipa é eliminada pode fazer amigáveis, desafiando outras equipas, para assim poderem manter a forma e treinarem os jogadores (ou desafiar treinadores amigos eheheheheh)!

Mas é preciso muita dedicação e não tenho tempo para isto... dizem vocês!! Nada disso! Para manter uma equipa basta entrar no site 2 vezes por semana, uma para preparar o jogo do campeonato e outra para a Taça ou amigável e fazer as compras/vendas que acharem necessárias. A equipa de sábado pode ser preparada na 5.ª ou na 6.ª... quando quiserem!

Os campeonatos duram 14 semanas (reais) e no fim há descidas e subidas, conforme a classificação. Os jogadores são fictícios e são escolhidos conforme os seus atributos (têm níveis de defesa, finalização, criatividade, assistências, etc... e escolhemos-os conforme a característica em que são melhores).
É um jogo muito porreiro, viciante e quem se interessa por jogos de estratégia vai curtir isto. Há uma corrente de estudiosos (existem mesmo estudiosos neste jogo, garanto-vos) que defende que mais do que um jogo de futebol este é principalmente um jogo de economia... Isto pela importância que o dinheiro tem numa equipa.

Não vou estar a desenvolver mais, fica só a ideia principal. Lembrei-me de por isto aqui pois pode haver alguém que ache a ideia interessante e queira experimentar...Para isso basta aceder ao site www.hattrick.org e inscrever-se. Depois ficam numa lista, à espera que atribuam uma equipa (pegam numa equipa que esteja sem treinador, mas que já está a competir) que normalmente demora 4 ou 5 dias... Depois é só investigar e descobrir coisas. Alguma questão podem falar directamente comigo, pois ajudo no que for preciso!

Feliz 2007 para todos os treinadores!

3 comentários:

Anónimo disse...

Pois é cá estou eu de volta das férias. Isto de não ter futebol dá espaço a que se acompanhem as outras notícias e então só se vê desgraças e aumentos de despesas.
Falando de futebol, do inglês claro, cheguei à conclusão que não é este ano que o Mourinho ganha outra vez a Liga dos Campeões.
Com as prestações miseráveis do Chelsea é bem provável que o Porto passe a eliminatória.
Cumprimentos a todos

Anónimo disse...

Só para quem tiver curiosidade, eu, o homem das terras de Viriato, tem uma equipa a participar no Hattrick.org, com o nome da nossa linda e estranha terra, que é onde tudo aontece e nada se passa...
Saudações viriatenses...

albertoleitao disse...

olá viriato (julgo que és o filipe... eheheh)
estive a espreitar a tua equipa... Nespereira FC...
Até encontrei outra, chamada NespereiraFC (só muda um espaço LOL) é do FabioFM. Alguém sabe quem é??

Vou-te desafiar para um amigavel... eheheh
A minha equipa, curiosamente ou não, tem o mesmo nome que a minha equipa da liga record: Os Opinantes ehehe