21/01/2008

Campeão de Inverno I. Tó Oliveirinha: «Construi o meu plantel a pensar no equilibrio»

Foi fazer formação a Camp Nou em Barcelona, realizou um estágio de pré-época no Algarve, arriscou em todas as frentes e em todos os jogos. O resultado de tudo isto valeu-lhe para já alguns prémios, a liderança absoluta na classificação geral da Liga Record Nespereirense e o título de Campeão de Inverno. Os Oliveirinhas estão em alta e, embora com uma jornada passada depois de ter conquistado este titulo a sua liderança surja mais ameaçada que nunca (como o próprio refere), foi num clima de festa que fomos recebidos na sede desta Equipa de Élite pela personalidade "recordiananespereirense" do momento.

Após as boas-vindas, seguiu-se um cálice de Porto colheita de lavrador e a conversa, que apresentaremos em dois posts consecutivos, fluiu naturalmente.

Pergunta | Antes de mais, muitos parabéns pela vitória na 1.ª volta desta nossa Liga. É uma honra para nós entrevistar o treinador mais eficaz desta 1.ª volta da Liga Record. Quem é o Tó Oliveirinha?
Resposta | É um tipo porreiro, que nasceu sem jeito p’ra bola, mas doido por futebol.
A jogar nunca singrou, embora ultimamente até marque uns golos de belo efeito, e faça umas “coxinhas” ao mister CArlosMACHO, por isso apostou na carreira (minibus) de treinador.
É uma figura à imagem da pessoa (eu) que lhe dá vida, frontal, sem “papas na língua”, sempre pronto a enaltecer o melhor, mas sem se coibir de apontar o pior.

P | 509 pontos, liderança em 10 jornadas consecutivas das 12 jornadas da primeira volta, um prémio semanal, um prémio «Manager of the Month». Como se consegue?
R | Consegue-se sem grandes picos, mas sem grandes quedas. Com equilíbrio.
Nunca tive pontuações muito exageradas, mas salvo uma jornada negra para todos, também nunca tive baixíssimas. Construí o plantel, a pensar um pouco nisso.

P | O que fez a diferença na tua equipa em relação a toda a concorrência?
R | Não sei se existem muitas diferenças, até porque nesta data da entrevista, já só tenho um ponto de vantagem, sobre o segundo.
No entanto a diferença talvez esteja no calcular o risco quando entendo que o devo fazer, compensando isso com um assumir de risco total, noutras alturas.

P | Conhecemos a tua equipa, pois é uma das Equipas de Elite desta Liga. Tens no plantel o jogador mais pontuado do jogo, o Lisandro Lopez. Foi apenas mais uma escolha ou sabias que ele ia ser a tua maior fonte de pontos?
R | Foi uma escolha pensada ao olhar para o plantel do Porto, onde não vi na pré-época e primeiros jogos da época, avançados capazes de fazer muitos golos. Ora, a ser assim, o mais móvel e adaptável, candidato a jogar sempre, era o Lisandro, que ainda por cima estando como médio, valeria mais em cada golo marcado. Previ que no final do campeonato, ele tivesse uma média de 5 pontos por jornada. Não sei se vai acontecer assim ou não, mas foi o que pensei. Aliás, pensei o mesmo em relação ao Zé Pedro, que não tem dado o mesmo resultado, porque o Belenenses joga um futebol de serviços mínimos.

A conversa sobre a equipa foi continuando. No entanto, como bom anfitrião que é, o mister Tó Oliveirinha foi ao bufete do clube e trouxe de lá uns camarõzinhos e uns mexilhões que nos serviram de aperitivo. Não se esqueceu obviamente de umas cervejinhas para acompanhar (e caipirinha para ele).

P | De todas as opções que tomaste qual foi aquela que consideras ter sido uma jogada de génio, aquela que te encheu de orgulho e levou o ego a transbordar de tanta sabedoria?
R | A opção que mais gozo me deu, divide-se em duas jornadas, creio que consecutivas…
Quando o Porto foi jogar à Luz, apostei tudo nos jogadores disponíveis do Porto. Só a traição do Ruben Amorim com auto-golo e a expulsão do Makukula, me retiraram a vitória na jornada.
Depois, no Belenenses – Benfica, em que apostei tudo no Belenenses, com 5 jogadores no onze, na mesma semana em que o Porto venceu em Guimarães, e onde ao contrário de outros, não tive receio de colocar o Helton, foi a primeira vitória semanal.

P | E o contrário? Qual a opção pior que tiveste, tão má, tão estúpida, que em condições normais levaria à chicotada psicológica na equipa Os Oliveirinhas?
R | Não digo que levasse ao despedimento, até porque foi imprevisível, mas a que mais me custou, foi depois de uma vitória do Marítimo fora, ter apostado em três jogadores maritimistas, e eles perderem em casa, ainda por cima 2 ou 3 a 1, quando um era defesa.

P | Que estratégia usas para preparar a equipa para cada jornada?
R | A estratégia, é aproveitar quando a Internet está rápida, para não falhar.
Quanto a olheiros nos treinos, dispensei-os, pois andavam a passar informações aos adversários.
Vejo apenas quais as equipas de que tenho jogadores, que jogos vão ter, em casa ou fora, a probabilidade de resultado (que muitas vezes sai ao lado), e vejo quais são os impedidos.
Regra geral nunca aposto nos que estão em dúvida, e quando aposto não dá bom resultado.

P | A quem dedicas esta vitória na Liga?
R | O Tó Oliveirinha dedica a vitória a todos aqueles que por categoria enquanto treinadores, ou falta dela, vão dando luta, uns na tabela, outros no blog…
O Cláudio Oliveira, dedica à Catarina, que tem tido a boa vontade de não usar o rolo da massa, e tem tido alguma paciência para aguentar as “secas”.
Mas dedica também, enquanto desportista, à sua referência no futebol, pela polivalência, espírito de entrega e amor sempre demonstrados ao nosso Nespereira F.C., o saudoso Isidro Semblano.

Finda esta parte, surpresa das surpresas, o mister campeão de Inverno convidou-me a abandonar o seu gabinete e fomos para a sala de jantar do clube onde já nos aguardavam as travessas em cima da mesa. Aceitei o convite para o repasto, mas só depois da promessa dele que falaria das maiores polémicas da Liga Record Nespereirense, sem se abaster de mandar umas "picadas" fortes aos seus adversários.

Continuem a ler, para saber tudo (e também o que seriam aquelas travessas que estavam em cima da mesa).

29 comentários:

Anónimo disse...

Gostei da entrevista, embora me tenha parecido que as perguntas já estavam combinadas...Também se percebe o efeito das bebidas alcoólicas durante o decorrer da entrevista. Ao fim de algum tempo a entrevista foi mais coração e menos razão. :)

Anónimo disse...

Alto e pará o baile!!!
Srº Oliveirinha, é verdade a história do zé pedro e ruben amorim no porto-belenenses
insinuada pelo amigo Leitão???
Sem rodeios: sim ou não?
O leitão não se quis comprometer, e talvez para te proteger não respondeu...agora tens a palavra!
Parece que temos mais um lipatingate!!!
Fico a espera...

Tó Oliveirinha disse...

Não meu amigo...
Naquela jornada e para a equipa não ficar inválida dada a impossibilidade de pôr outros, tinha que optar entre o Zé Pedro e o Ruben Amorim.
Logicamente tirei o Zé Pedro que era o que tinha mais probabilidades de marcar (e marcou) e pus o Ruben Amorim. que joga mais na retranca...
Portanto foi uma solução para a equipa não ficar inválida, e não como outros para dar 1 ou 2 pontos mais.
O Oliveirinha não se vende.

Anónimo disse...

Ora bem.. como dizia ontem num balneário das futeboladas de semana os comentários vão-se ficar pelos mesmos de sempre... mas cá vai.
Antes de mais queria remeter os parabéns ao conterrâneo da FF por esta primeira vitória e apesar da distância ser curta, como o Engº do Canal disse, Candeia que vai à frente alumia duas vezes... isto sem perder a esperança de que esta segunda volta seja mais equilibrada.
Quanto ao conteudo parece-me acordado ao sabor de um jantar bem regado (pelos vistos), em que o tom provocatório do entrevistador deu lugar a um tom dominador do entrevistado....
As escolhas não se dizem...tomam-se e cada um deve fazê-las de acordo com aquilo que defende.. penso eu...sendo que o conflito de ideias traz muita mais vivacidade a esta liga... eu por mim apesar da distância que me separa do primeiro vou seguir a mesma estratégia, procurando atingir o segundo objectivo desta época, que é atingir os 5 primeiros... poucas vendas, uma vez que na época passada perdi exactamente o barco aqui...
De resto concordar com a superioridade da FF, pois também tem boas opções de coração e quando assim é fica facilitado....

Abraço a todos os misteres e beijos às "misteras" e em especial à última vencedora....

albertoleitao disse...

Ahahahahahahahahah...
Está armado o já chamado caso Lipatingate!

Até se aceita as (rebuscadas) explicações do para a troca do Zé Pedro pelo Ruben Amorim (minutos antes de fecharem as substituições)! Concordo que era mais provável o Zé Pedro marcar, e até ser o jogador da jornada, que o Amorim...

Agora dizer que a aposta num jogador do Belenenses foi para a equipa não ficar inválida é gozar e chamar burro a todos os outros treinadores... Ou então foi uma desculpa muito mal pensada!!

O mister Tó Oliveirinha podia perfeitamente colocar outro jogador sem ser do Belenenses no 11 inicial... Não um médio centro, porque já ia jogar com dois... mas por exemplo, mais um defesa lateral.....

E porque não o fez?

Porque antes preferiu ter alguns pontos (1 ou 2 pontos mais) do Ruben Amorim do que ter -1 se utilizasse as outras opções que tinha disponiveis!!!

Agora a mim parece-me que li algures o contrário disto!!!

Anónimo disse...

Notícias de última hora, investigação do “Tal e Qual” em parceria com “O Crime”:
No jogo Porto – Belenenses a equipa dos “Oliveinhas” jogou com três defesas, dois centrais e um lateral.
Por isso em vez de pôr a jogar um médio centro do Belenenses, o Ruben Amorim, podia ter posto mais um defesa, neste caso outro lateral, em vez de um jogador do Belenenses.
Sei também que tinha duas hipótese para o lateral que não jogou, uma vez que o outro era o Alvim também do Belenenses, eram eles o Bosingwa e o Cesar Peixoto.
Porque será que não o fez?
Mister Oliveirinha, confirma ou desmente esta investigação?
E como estou em dia de provérbios cá vai mais um:"Bem prega Frei Tomás, faz o que ele diz, não faças o que ele faz".

Tó Oliveirinha disse...

Parece que vou ter que retomar a minha vocação para a educação, que tive que exercer o ano passado, e dar umas explicações extra e a custo zero…
No futebol, para além do G.Redes, existem três posições “gerais” para os jogadores:
Defesas, Médios e Avançados.
Se não estiver muito enganado, pelo menos teoricamente, dos avançados espera-se objectivamente que marquem, dos defesas espera-se objectivamente que não sofram.
Restam os médios, de quem subjectivamente se pede, que perfumem o futebol, que o pautem, enfim, mas sem terem objectivamente nenhuma das funções anteriores.
Basicamente é isto.
Ora repetindo pela enésima vez, jamais poria alguém de outro clube que jogasse contra o meu, na perspectiva de dali tirar dividendos, do tipo golos marcados e ou golos não sofridos.
Agora…isso não implica ser burro!!!
O meu Porto, podia ganhar, que os médios do Belenenses não seriam penalizados por isso…o meu Porto poderia não sofrer, e os médios do Belenenses não seriam penalizados por isso, certo?
De entre os médios, escolhi o que joga mais recuado e com menos probabilidades de fazer golo, acertei (mais uma vez).
Porque não outro? Fácil, muito fácil…
De entre os disponíveis, dois defesas eram do Belenenses (esses não poria nunca), restava-me o Peixoto, que era defesa, a minha única hipótese…
Entre ter mais um defesa (dificilmente coloco 4) ou um médio de quem eu esperava que fosse cilindrado mas que daria sempre 2 pontos, sem que isso prejudicasse o meu clube, perdoem lá a imodéstia, mas desculpem a inteligência que tive. O Braga perdeu 3-0.
E acerca disto mais não digo, pois o Amorim, não deu um “gate”, já o Lipatin deu, mas tem por companhia Lisandro, Bosingwa, Bruno Alves, Helton, Tonel, Ronny, Rui Costa, Cardozo e tantos outros, que andam por aí a fazer as delícias dos “inimigos” (se é que são).
NÃO DESVIEM ATENÇÕES, TENHAM CORAGEM E PELO MENOS EXPLIQUEM COM CLAREZA OS CRITÉRIOS DE ESCOLHA QUE TIVERAM…À TERCEIRA JORNADA!!!

Anónimo disse...

Por acaso nessa jornada até expliquei muito bem as minhas escolhas...e mantenho o que escrevi.

albertoleitao disse...

Ahahahaha....

Julguei que tinha lido que era melhor ter -1 do que apostar num jogador que jogasse contra o Porto...
Mas se calhar foi impressão minha...

Atenção que eu não critico o mister Oliveirinha por esta opção...
Por mim não era necessário um testamento tão grande para explicar as opções dele!

O que deve ser reposto aqui é a verdade... e a verdade é que ao contrário do que foi dito pelo entrevistado, ele já apostou em jogadores que jogam contra o Porto... tal como o.... Marcolino, por exemplo!
Mas quem ler a entrevista e não souber destas coisas, até acredita e até o propõe para a presidência!
O problema é quando se descobre que tudo eram palavras da boca para fora!!!

Gostava de saber o que se passou à 3.ª jornada! Fiquei curioso! (3.ª da Liga ou Jornada III da Liga Record?)

E para finalizar: Sou dos que tenho jogadores dos 3 grandes no meu plantel, assim como do Boavista, do Maritimo, do Nacional, do Guimarães e até do Estrela da Amadora (e até da Naval)
E jogo com 23 na Liga Record!
E quero que o Benfica ganhe sempre.
E que o Porto perca sempre!
E que o Sporting jogue.....

E se não vou mais à frente na Liga Record é por causa das opções clubísticas que me tiraram a racionalidade em algumas jornadas...

Foste apanhado Oliveirinha!!! AHAHAHAHAHAHA

Podes rir-te à vontade Pitongo!!

To Oliveirinha disse...

Bom, só não percebe quem não quer perceber!!!
E quanto à 3.º jornada, referia-me aquela à da Bwin, após a qual tivemos que fechar o plantel!!! Duhhhhhhh.
É que foi aí que se fizeram as grandes escolhas!!!
E Leitonni...não vais mais à frente por escolhas clubísticas??? Retira os pontos que já te deu o Lisandro, troca-o por outro qualquer e vês onde ias.
SIMPLES!!!
Quanto ao Pitongo, não se ri porque não pode, e não deve ser tão...propositadamente desentendido!
Enterrei o "Amorimvontadedealgunsgate"

albertoleitao disse...

Ahahaha
Já percebi porque tens sucesso na política!!!

É que foste claramente apanhado!!

Aquela frase: «Preferia ter -1, mas jamais poria o Lipatin no Nacional -Porto» é uma fraude!
E a prova é que não podes negar que puseste o Ruben Amorim no Porto-Belém...
Foste apanhado a mentir, quando disseste que só puseste para não ter a equipa inválida
Logo a seguir colocaste mil e um argumentos para justificar te-lo metido (então não era só para não ter a equipa inválida?)
E continuas a achar que te saiste bem desta?

Ahahahaha...
Realmente esta nem o Sócrates!!!!

Anónimo disse...

Esta animado o blog, embora as participações sejam sempre dos mesmos, mas permitam-me três perguntas:
1. Onde estava o Jornalista a seguir à resposta do Oliveirinha ao facto de ter escolhido um jogador do Belenenses para jogar contra o Porto? Na cerveja, No Vinho ou no SHOT....pois deveria ter interrogado na hora...
2. Que teria feito o Oliveirinha se o RAmorim tivesse feito um hat-trick? Tal como disse o Jpinto do Porto atirei à trave para não ceder canto...
3. Quem?.... Quem???


Abraço

Anónimo disse...

ERRATA
Onde se lê resposta deveria ler-se facto

To Oliveirinha disse...

A esta eu respondo...
Teria humildemente pedido desculpas, já o disse.
Quanto à equipa inválida era no pressuposto de não poder pôr mais médios...mas parece que é difícil atingir!!!
Ao meu desafio é que ninguém responde com seriedade.
Então quem entra nisto para ganhar, diz que vai continuar a desejar que o Porto perca, quando a sua maior fonte de pontos, tem sido um marcador Portista???
Desejos...

Anónimo disse...

Por amor de deus Oliveirinha( perdão,.. Frei Tomás), não vale a pena mais....estamos esclarecidos !!!! kkkkk Eu adoro isto!!!!
p.s- mais uma para a fogueira: ó paradela, afinal a vitória do pitongo conta para os treinadores portistas ou nem por isso?

To Oliveirinha disse...

.........................................................................................................

albertoleitao disse...

Agora foi a primeira vez que o Oliveirinha não se enterrou nestes comentários à entrevista dele....

Anónimo disse...

Com aquela errata baralhou-me o pirata. Já estamos a bater uns nos outros e os que começaram o barulho já estão amiguinhos a beber uns copos na tasca. Ponham lá a antevisão da jornada.

albertoleitao disse...

O pirata ou estava distraído ou não leu a entrevista, pois em lado nenhum da entrevista se falou neste assunto!

Apenas se está a falar disso agora por causa do título da entrevista e depois da polémica investigação do “Tal e Qual” em parceria com “O Crime”!

Quantos aos copos na tasca... venham eles!

Anónimo disse...

Fica a sugestão para uma sondagem aos adeptos da LRN: Ficaram esclarecidos, quanto ao motivo que levou ao mister oliveirinha, colocar a jogar o ruben amorim em detrimento do zé pedro no fcp-belenenses?

Anónimo disse...

Não se falou, mas como dizia devia-se ter falado... ou a investigação jornalística não funciona? Talvez seja protecionismo? Ainda não percebi como deixaste escapar essa oportunidade?

Anónimo disse...

Claro que conta,ha que saber dividir o campeonato nacional da competição(Liga record)...agora fica aqui uma aposta...o vencedor da liga record n vai ter de certeza jogadores de apenas uma equipa das ditas 3 grandes.
No final veremos!

Anónimo disse...

afinal a mais lipatin .a onde anda a comissao diciplinar da liga .

Luís Leitão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luís Leitão disse...

Eu tb tenho jogadores dos 3 grandes, se bem que um foi por imposição do meu adjunto, mas em abono da verdade, devo confessar que por apreciá-lo como jogador não me custou inclui-lo (Rui Costa). Quanto ao do Sporting, tem-se revelado uma desgraça.
Tive tb uma jornada para esquecer... que foi a do Porto-Benfica, retirei todos os jogadores do Porto, excepto o Helton... (Inqualificável), portanto com uma atitude destas não me resta outra coisa senão lutar para não descer.

Quanto à discussão que “práki vai” acho muito bem, e para mim éra um copinho de vinho branco e pastél de nata p.f.

Abraço
Viva a liberdade de expressão !!!

Luís Leitão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luís Leitão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

oi... se bem entendi estao a discutir por algo sem sentido... eu como portista nunca na minha vida irao ver um jogador do benfica no meu plantel... nao entendo como outros conseguem o contrario... estar num fim de semana ha espera q o cardozo marque ou o quim nao sofra... muitos nao consigo é anti-natura... quando o meu desejo é q sempre percam...e por muitos... quanto ha utilizaçao de jogadores contra o meu clube aceito porque quem quer ser campeao tem de ter um plantel equilibrado... e as vezes se nao tiver mais nenhum la terei de meter mas com a esperança de q tenha poucos pontos... tenho o ze pedro e o lipatin e nao os meti... o claudio disse o q disse... porque deve ter-se esquecido do ruben... nao compreendo a polemica ele vai em primeiro com merito... mas por pouco tempo... um abraço... KANDAL

Anónimo disse...

oi... se bem entendi estao a discutir por algo sem sentido... eu como portista nunca na minha vida irao ver um jogador do benfica no meu plantel... nao entendo como outros conseguem o contrario... estar num fim de semana ha espera q o cardozo marque ou o quim nao sofra... muitos nao consigo é anti-natura... quando o meu desejo é q sempre percam...e por muitos... quanto ha utilizaçao de jogadores contra o meu clube aceito porque quem quer ser campeao tem de ter um plantel equilibrado... e as vezes se nao tiver mais nenhum la terei de meter mas com a esperança de q tenha poucos pontos... tenho o ze pedro e o lipatin e nao os meti... o claudio disse o q disse... porque deve ter-se esquecido do ruben... nao compreendo a polemica ele vai em primeiro com merito... mas por pouco tempo... um abraço... KANDAL