08/06/2009

VAMOS LÁ CAMBADA!!!

Olá senhores Treinadores de Sofá, ou das cadeiras do Alberto (e não só)…
Na sequência do post anterior, publico agora este, pois confesso que fiquei preocupado com as palavras do Leitão, e acho que é hora de tal como eu já dizia nesse post (que devem ler para perceber o contexto), de todos nós contribuirmos para que como eu disse, se possa reacender a chama.
Mas antes disso e para que possam recordar o que já foi, para melhor pensarem no que querem que venha a ser, leiam ou releiam, alguns dos momentos hilariantes da nossa primeira época:

2006
Segredos dos Treinadores
Jornada IX
2007
1.º Galão

Mas também da nossa segunda época:

2007
Derbys
Viva a Liga Record Nespereirense
Jornada VII

2008
Jornada XXVII
2.º Galão

Pois ao ler estes e outros posts, fica a certeza de que a Liga Record Nespereirense, veio para ficar e tem que ficar.
A dinâmica e o empenho do nosso amigo Eskina, não podem agora ser esquecidas, e a “queda” do Leitão para estas coisas da net, também o tramou e agora o remédio é continuar, e ao melhor nível!

Da minha parte e na perspectiva de que retome o interesse a competição, e também o blog, ficam as seguintes sugestões, naturalmente sujeitas à apreciação, mas que aqui deixo como propostas formais de um sócio:

1. – REGRAS PROPOSTAS

Já que temos muitas equipas, e se estão, não vão agora abandonar, proponho que este ano seja como que um ano zero, em que:

As equipas vão partir todas nas mesmas condições de igualdade.
As que ficarem no final da época que se avizinha, entre o 1.º e o 30.º, ficarão na 1.ª Liga, as outras descerão à 2.ª Liga.

Assim, a partir da época 2010/2011 passaremos a ter duas divisões, em que uns lutarão para subir, e outros para não descer.

Quem a partir dessa altura, entrar de novo, começa pela 2.ª Liga.
Depois, todos os anos descerão 10, e subirão outros 10, o que vai fazer com que na 1.ª Liga todas lutem desde logo pelo Top 20, para escapar à descida.

Quanto à Kantinho Cup, à boa maneira da Taça da Liga, será disputada por todas as equipas, estejam na 1.ª ou 2.ª Liga.

2 – PENALIZAÇÕES (a bem do blog e da competição)

De entre as equipas que no final da época estão para se manter, todas têm que cumprir certos requisitos para se manterem na 1.ª Liga, pois caso contrário, descem, mantendo-se uma das que à partida desceria.

Requisitos:

Atendendo a que são 27 jornadas, pelo menos 27 posts certos, mais os extras, vão para cerca de 40 posts no mínimo, no final da competição, cada equipa tem que ter pelo menos 20 participações em posts diferentes, caso contrário, é como falta de pagamento aos jogadores, desce de divisão (com os jogadores ainda não é assim, mas vai ser já esta época).

Não é desculpa a falta de acesso à net, pois basta pedir a outro mister, que lá vá deixar uma boquita ou um comentário…e este é um jogo de net!

Acho que com estas duas medidas muito simples, poderemos voltar a ter motivos de forte interesse.
E quanto aos posts, tal como a competição, tem a “alma” do Kantinho, também o blog tem a do Leitão, por isso deve ser ele a coordenar.
Quando por uma ou outra razão não puder, é simples, pede a alguém para ajudar nessas alturas!

04/06/2009

Repensar e reacender a chama!!!

Pois bem, depois de uns dias à espera da "ressaca" do Galão, entendo que é hora de tecer duas ou três (ou mais) considerações, na minha opinião, e repito, na minha opinião pertinentes e a bem da nossa Liga Record Nespereirense, da qual sou adepto e participante desde a primeira hora e na qual devo ser dos pouquíssimos treinadores que até ao momento não deixou de marcar presença nas galas.
A primeira ideia que quero aqui deixar, até para ser justo, é do mérito que atribuo aos directores da Liga pelo seu empenho, vontade e determinação.
Pela sua composição, é uma direcção como dificilmente poderia ser melhor, desde logo porque apenas um dos elementos se imiscui habitualmente na luta pelas vitórias.
Mais a sério, é uma direcção com uma alma própria, de empenho ímpar e de uma vontade e entusiasmo a que é impossível ficar indiferente, que se chama Vítor Andrade.
Depois e sem menosprezo a qualquer um, tem o valioso trabalho do Leitão, nestas andanças da net.
No entanto, senti este ano também neles, o desânimo que eu previa pudesse acontecer, e que depois infelizmente se reflectiu no quotidiano da Liga, e sobretudo nesta sua gala final, o Galão 2009.
Não sou separatista nem nada que o valha, mas alertei para o perigo do aumento exponencial do número de treinadores.
Veja-se, era 70 equipas, muitos mais treinadores, muitos não se conhecem sequer, razão porque ultrapassarem, ou serem ultrapassados, não causa o "gozo" e os "picanços" que existiram sobretudo na primeira edição, onde eramos cerca de 20, e todas as semanas tínhamos "ultrapassagens sem pisca", "o Sol a passar pela Lua", e por aí a diante.
Ora, estas intervenções no blog (muito menos equipas e muito mais participações) e nas mesas de café, faziam com que o entusiasmo aumentasse a cada dia, e fazia com que na altura das galas, a direcção tivesse cuidado com os textos que preparava, para dar ainda mais "pica".
Fazia com que o Leitão, por pouco tempo que tivesse, perdesse nem que fossem uma horas da madrugada a preparar posts sobre os vencedores, mas também sobre os vencidos, sobre investigações, sobre as sondagens, etc.
Fazia com que outros se sentissem também motivados a colocar posts...
Esse espírito, temos que ser realistas...acabou!!!
Aqueles que estavam em último, ou quase, continuavam "picados" até ao fim...actualmente se começam a ficar para trás, o entusiasmo vai-se desde logo!
Não houve a pompa e circunstância (apenas umas informações fugazes) que deveria ter havido, para aqueles que estiveram diversas vezes, e alguns por lá ficaram, em lugares de destaque a nível nacional.
As galas...decresceram claramente.
Então esta...teve o condão de proporcionar uma tarde animada, com a estreia de alguns jogos, mas à noite, quase pareceu um simples jantar, sem qualquer alma, onde apenas umas chamadas ao Karaoke e uns lapsos de inglês das apresentadoras, provocaram alguns (poucos) momentos de gargalhada.
Estávamos menos que o habitual? Certo...mas estávamos, credores do mesmo empenho.
Mas como eu digo, creio que terá sido o reflexo de uma época bem mais adormecida do que estávamos habituados.
Faltaram os textos engraçados, alguns prémios, etc...
No ano de melhores classificações a nível nacional, faltou o jornal Record!
Vem aí uma nova época, deixo a sugestão às equipas que se inscrevam que sejam "obrigadas" no bom sentido, a um mínimo de participação no blog (toda a gente mais ou menos vezes vai à net), e sensibilizadas para irem às galas.
Mas sugiro também que, caso o Leitão sozinho o não possa fazer, a direcção destaque outro elemento (e aqui sim, todos eles lidam bem com a internet) para ajudar a revitalizar o blog.
Quanto às datas, creio que pela primeira vez teve a data certa, uma semana depois do final do campeonato.
Que assim seja quer na Galinha, quer no Galão e que, no início da competição, as pessoas sejam informadas disso mesmo e organizem atempadamente a sua vida, para que apenas imponderáveis possam impedir a presença. Caso contrário, é bom tentar perceber se têm espírito para esta liga!
Que ninguém entenda mal estes pontos de vista, pois para o ano cá estarei novamente pronto a participar em tudo.
E não, a direcção está e continua bem entregue, até porque já provaram noutras alturas do que são capazes.
Um abraço e bom defeso.