24/10/2007

Eis o GLORIOSO «Borussia de Santa Marinha»

Borussia de Santa Marinha - BSM
A célebre Gruta de Nossa Sra. de Lurdes e o seu anfiteatro natural, o saudoso Largo, a histórica Igreja Matriz, o secular cedro, o moderno e arrojado futuro Salão Paroquial, a renovada estrada e a variante, a melodia das águas do Ribeiro e dos regos do "Pego" e de "Santa Marinha", a eterna Calçada da Bica, o imponente cruzeiro... tudo isto e muito mais foram os cenários que viram nascer este clube, são a sua mística... são a sua história!!!

Emblema
Com a cores do clube: vermelho escuro, preto e branco. No topo, o brasão da Vila de Nespereira. Em seguida, duas faixas, uma em vermelho e outra em preto, com os dizeres em letras brancas: "Borussia Santa Marinha". Ao centro, um losângulo preto e branco, apresenta no interior uma bola de futebol em vermelho escuro e preto, simbolizando a actividade a que se dedica o clube. Dentro da bola, o símbolo ou mascote que constituem a imagem deste clube: o cedro de Santa Marinha. Em rodapé, a competição onde o clube se encontra, Liga Record Nespereirense com letras vermelhas e brancas.

Lema do Clube
«Aqui nasceu Nespereira»

Adeptos
São os santamarinhenses ou borussianos. São fanáticos e apoiam bastante a sua equipa e são disciplinados. Têm como histórico de confrontos várias "corridas à pedra" com adeptos rivais, . Recorde-se o final de alguns jogos em Pindelo ou o regressso a casa depois de uma vitória em Paradela contra os locais. Também "correram à pedra" outros adeptos fanáticos que ousaram invadir o seu habitat natural. A claque chama-se "Ultras dos Estados Unidos". Amam o seu clube mais do que tudo, recordam com saudade os momentos passados na "Loja do Zezinho" e lutam pelo independência dos Estados Unidos do Outeiro e Lugares de Pereira para Cima, face ao poder central da parte baixa da freguesia, centralizado no lugar da Feira.

Estádio
Relvado principal: Estádio da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes
Pelado (treinos): Campo do Largo da Junta
Ao longo dos tempos também foram utilizados o Estádio do Adro da Igreja e os treinos decorriam no Campo do Largo de Santa Marinha, único no mundo com piso em paralelo.

Equipamento:
Utiliza as cores do clube. Camisola de marca Nike, vermelho escuro e mangas pretas, com o emblema do clube no lado esquerdo e, a letras brancas, o patrocinador ao centro: Loja do Zezinho, mítico estabelecimento comercial da Bica que desde sempre apoiou o clube (bolachas baunilha, batatas fritas Douradas, amendoins e bjecas com fartura). Ainda calções pretos e meias vermelhas.


Treinador
Albertini Leitoni
Natural de terras de Santa Marinha, Nespereira. Era um talento promissor, descoberto desde tenra idade e apontado como sucessor do Eusébio. Até que um dia, já com o vicio da bola, começou a dar pontapés em bolas, em cadeiras, em bancos, em paredes, em pedras, em paus... em tudo o que aparecia à frente. Logo ali se viu que tinha talento para o chuto no ar! Mas um pontapé mais forte na atmosfera causou-lhe uma lesão grave: entortou o pé e numa mais foi o mesmo jogador que era. Tinha então 4 meses.A partir daí tinha o pé torto e quando queria dar um pontapé no cu de alguém apontava para a cabeça para acertar.

O seu momento de glória foi um pontapé ao poste (lá está o tal pé torto) do Resende, no seguimento de um canto, ao serviço do NFC. Dois ou três jogos mais tarde deslocou-se ao Penalva do Castelo, onde foi titular no espectacular jogo de futebol Austrália - Samoa Americana no apuramento para o Mundial... oopsss esqueçam! não foi neste... foi mesmo no Penalva do Castelo - 18 x NFC - 0!!!! O resultado foi quase igual ao jogo da Oceania! Terminou pouco tempo depois a carreira de jogador, isto se alguma vez a iniciou. Também jogou no Pindelo, mas o seu clube de sempre foi o Santa Marinha!

Como treinador esteve no Leixões na 2.ª B, subiu em dois anos à 1.ª divisão e só demorou outros dois anos no escalão principal para ganhar o título de campeão nacional e atingir uma final (perdida) da Taça Uefa. OK, era no Championship Manager...
O pior surgiu quando apareceram praí uns Zés, que começaram a cortar o bigode (toda a gente sabe que um treinador que é treinador tem que ter bigode) e a falar em pressão alta, transições ofensivas, transições defensivas, automatismos, losângulos, triangulos invertidos, um quadrado ao lado de dois triangulos e tal.. .MAS O QUE É ISTO???? Agora para ser treinador é preciso ser poeta?? O Artur Jorge é o tal poeta e desde que isto apareceu deixou de treinar... (e cortou o bigode)!!! Isto não dava para o mister Albertini Leitoni, que assim desistiu de tudo decidiu abraçar o projecto ambicioso do Borussia de Santa Marinha para ganhar a Liga Record Nespereirense!

Adjunto:
Zé Mário M. (ex-Chelsea). Estava desempregado e a pedir nas ruas de Londres quando Leitoni o viu (minutos depois do instantâneo fotográfico aqui presente) e convidou para assumir o lugar de adjunto. Está proibido pelo mister principal de usar as palavras transição defesa-ataque! e anda a aprender russo para conversar com um tal de Roman....

Plantel

Após um desgastante período de transferências, em que o orçamento limitado imposto pela organização da Liga Record se mostrou o maior obstáculo face à lista de compras que o clube apresentou, com muitas negociações, sacos azuis, fruta, quinhentinhos e as malditas comissões para os empresários, foi possível adquirir os seguintes 23 jogadores que apresentamos.

Nos guarda-redes titularidade absoluta para camisola 1 Quim. O seu momento de forma, a segurança e tranquilidade são tudo o que esta equipa precisa para ganhar jogos. Nilson e Taborda terão que aguardar um impedimento do titular, embora sejam igualmente jogadores de qualidade. Confiança total no ex-SLB.


Quatro defesas centrais de gabarito foram a solução encontrada para evitar muitos golos sofridos, sempre contando com a capacidade goleadora que é reconhecida aos quatro. Em condições normais, Bruno Alves e Tonel assumem-se como os favoritos. Os centrais que chegaram a Sta. Marinha vindos das ilhas, Van der Linden e Ricardo Fernandes, terão várias oportunidades de entrar no onze, sobretudo quando acompanhados por outros colegas mais próximos.


A aposta em defesas fortes foi consciente, pois sofrer golos pode ser a morte do artista. Assim, foram adquiridos três defesas laterais dos três grandes de Portugal. Contamos com as arrancadas de Bosingwa, a eficácia e o pulmão de Leo, o remate fortíssimo de Ronny. A fechar o lote, Jorge Ribeiro, de quem esperamos golos do seu pé esquerdo, sempre que for chamado ao onze inicial.


O mister Albertini Leitoni é adepto de um meio-campo povoado. O ex-SLBenfica, Katsouranis é dos poucos jogadores (o outro é Quim) que sempre que estiver disponível será titular nesta equipa. É um grande jogador, campeão da Europa e que muito honra o clube em contar com ele no seu plantel. Os adeptos esperam muito de Katsouranis, pois é o melhor... o grande jogador da equipa, até marca golos. As capacidades do camisola 8 levaram a que fosse escolhido para Capitão. Raul Meireles foi contratado para ser titular, mas tem ficado no banco. Também tem por hábito marcar golos. Bangoura foi a ultima contratação da equipa, a surpresa do último dia de mercado, substituindo à última hora Paulo Machado (regressou ao Leixões), razão porque adoptou o número 33 (o da sorte, diz o mister). O guineense ex-Boavista assumiu um lugar de titular na equipa e o posto de sub-capitão. Leitoni sabe que ele é um avançado finalizador, mas coloca-o a jogar a médio-centro confundindo as marcações do adversário, quando aparece na área. É a arma-secreta!!


Para abrir pelas linhas do campo: velocidade, técnica, bons cruzamentos, claro... capacidade de marcar golos. Di Maria tem desiludido no inicio, pois tem lhe faltado golos e alguma regularidade. Lisandro surpreendeu tudo e todos neste inicio e é, neste momento, o jogador em melhor forma de todo o plantel e o mais goleador. Os adeptos do BSM aplaudem. Hélder Barbosa é a terceira escolha, mas terá várias oportunidades (já teve) de aparecer no onze.

A posição Número10 é o ponto fraco desta equipa. O mister Albertini pretendia pelo menos mais um jogador para esta posição, uma vez que um tem que jogar obrigatoriamente (se há 3 guarda-redes, porque não 3 n.º10 também???) mas a organização da Liga negou o pedido. Dentro da lista de transferências optou-se pelo o Marcinho, outro vindo das ilhas, que tem assumido o seu lugar de titular, embora sem grandes exibições. O Mateus é, talvez, o jogador pior enquadrado neste plantel de 23. Veio sozinho da sua ex-equipa, o Estrela e ainda não se adaptou a esta nova realidade. Os adeptos apenas pedem que tanto um como outro cumpram serviços minimos quando chamados à titularidade e não comprometam as aspirações da equipa.

Cardozo, o tacuara da equipa, foi a contratação mais sonante, a mais dispendiosa, a mais mediática e a primeira a ser feita.... Todo o clube espera muito de Cardozo nesta LNr, desde o treinador aos adeptos. Até ao momento, Cardozo ainda não se afirmou, não se adaptou ao estilo de jogo e à vida em Santa Marinha. Até ao momento é a grande desilusão da equipa, mas o mister Leitoni não perdeu a esperança nele, dando-lhe sempre um voto de confiança, semana a semana, com a titularidade no onze, esperando os golos. Se começar a facturar constantemente muita coisa vai mudar na Liga Record Nespereirense. Tacuara, contamos contigo!! Do pacote de jogadores oriundos das ilhas do Atlântico surgem também dois avançados, Makukula e Lipatin. Ambos já se mostraram opções válidas e contribuiram com golos para a equipa que os acolheu. De Guimarães chegou o Mrdakovic, que certamente também terá a sua oportunidade. Inicialmente a ideia seria dar a titularidade a Cardozo ficando os outros na expectativa, mas face ao nulo rendimento deste, alternadamente os restantes três têm surgido em sua companhia no ataque.
Orçamento
O plantel está orçamentado em 40.000.000 euros.
Cânticos
- BSM, BSM, BSM, BSM, BSM, GLORIOSO, BSM, glorioso BSM!!!
- Ninguém para o BSM, Oé-ohhh
- Allez BSM Allez, nós somos a tua voz, queremos esta vitória, conquista-a por nós!
- Ohhhhh força BSM, força BSM, força BSM, força BSM

10 comentários:

piratadoardena disse...

Fraquinha esta apresentação, pequenina e com pouco sentido de humor... nota-se que teve pouco trabalho...
Quanto á equipa é fraquinha, mas não me vou pronunciar como certos treinadores que tem a mania de mandar postas para o vizinho.
Vá estava a brincar... foi uma ENORME apresentação... vá lá uma apresentação à Leitão.
Força..desde que abaixo de mim...´
Mais uma vez é bom ver a malta pegar no que é nosso( cedro, gruta, ...) para mostrar ao mundo.
Viva a LNR

Anónimo disse...

Eu não posso comentar esta apresentação visto que eu sou a entidade reguladora do bem estar desta liga uma vez que fico na fronteira entre os separatistas de Pereira para cima e os da Feira Franca como tal vou só dizer que estou á espera do contra-ataque de uma equipa da Feira Franca. Por enquanto ganham os da Feira Franca com 3 apresentações contra 2 dos Separatistas, mas tenho uma incognita... será que o Oliveirinha está pela feira Franca ou pelos Separatistas? È que se ele estiver pelos de baixo não sei não mas alguém em casa fica chateado de certeza. Ou então neste caso viro-me para o Leitoni e dizer-lhe que afinal tem alguém do mesmo sangue do outro lado da barricada. Eu já para não ter destas discussões, escolhi um(a) treinador(a)da mesma casa, é que asssim nunca se sabe quem manda. É do género o treinador era o Jesualdo mas quem dava as ordens era o Baía.

Anónimo disse...

Oh leitão!!
A minha apresentação estava tão fixe até a tua aparecer...
Fizeste uma apresentação excelente. Muitos parabéns.

O plantel é equilibrado e de qualidade. Nota-se que já andas na Liga Record há uns anos...

To Oliveirinha disse...

Quem sabe sabe e o resto é conversa...
Muito boa esta apresentação, tecnicamente perfeita e com uma imaginação acima do comum.
Muitos parabéns!!!
Mas...e há sempre um mas...penso que o meu plantel é melhor.
Tenho dito.
Quanto à intervenção do Nuno, é óbvio que estou pela Feira Franca...mas havia dúvida? Basta ver onde foi edificada a sede!!!
E o próprio Leitoni, com as ideias Separatistas, também me parece só conversa.
Ao fim de semana, quando não está a dormir o que é que faz?
Ou vai namorar para Valdoninhas (do lado de cá da barricada), ou vai ao café (e não me consta que seja a Pindelo ou Paradela).
Quando acaba o fim de semana, pede humildemente que lhe abram a portagem cá de baixo, para ir para o Porto, por isso...Parece-me um Separatismo Marxista!!!
Boa apresentação, mas VIVA A FEIRA FRANCA e a sua CTS (Confederação dos Treinadores de Sucesso), sem recrutar aliados!!!

Anónimo disse...

Pronto estou esclarecido de que lado está quem!
Quanto ás pontuações:
Feira-Franca 3 Separatistas 2 no nº de equipas apresentadas
Separatistas 1 Feira-Franca 0 na qualidade das suas apresentações.
Agora a sério (ou melhor mais a sério) parabéns Albertini Leitoni gostei da tua apresentação mas o teu cunhado Oliveirinha é que está certo, pouco fogo de artificio mas muito forte na equipa e vai isoladissimo na frente e o resto anda a apanhar as canas na gruta de Santa Marinha.

Anónimo disse...

Isto de usar as caras dos jogadores sem permissão pode sair mais caro ao Borussia de Santa Marinha!!! Sónia

albertoleitao disse...

O Borussia de Santa Marinha informa que está a vender kits para adesão de novos sócios, para arrecadar receitas extra que suportem os custos a ter com as caras dos jogadores. Até ao momento, informa que já vendeu um kit à nova associada Sónia, que se tornou sócia deste glorioso clube!

Pessoal, até ao momento, este é apenas o 15.º melhor plantel da Liga, ou seja, pelo menos 14 planteis são melhores que este. Quando chegarmos ao fim de tudo veremos o seu real valor....

Anónimo disse...

Mostra o recibo a comprovar isso!!! Quero ver!!! Ou é mais um clube a fugir ao fisco?? Sónia

Anónimo disse...

Por falar em Loja do Zezinho...Não há ninguém lá por terras de Santa Marinha que queira fazer um tasco para a malta ter onde estar enquanto a Sr. Padre está rezar missa, principalmente em dias de casamento e baptizados, ou para comprar o arroz para deitar aos noivos nos casamentos?

albertoleitao disse...

Luís, parece-me que o arroz é em outro lugar da freguesia!!! Ahahah

Fica a informação que todas as contas deste clube estão de acordo com o NIF!! Já agora aqui fica a prova da ajuda monetária:

http://img401.imageshack.us/img401/1314/cartaosocioxr3.jpg